![[object Object]](/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,format=auto,onerror=redirect/https://bucket.ruc.pt/wp-content/uploads/2025/08/14222641/grup-scaled.jpg)
Encontro Feminino de Parkour em Coimbra dá Salto Pela Igualdade no Desporto
Nos dias 23 e 24 de agosto, Coimbra será palco de um evento singular no panorama do desporto urbano em Portugal. A quarta edição do encontro feminino de Parkour promete juntar atletas nacionais e internacionais para dois dias de partilha e exploração de locais da cidade.
O Parkour chegou a Portugal nos anos 80 e rapidamente ganhou adeptos no espaço urbano. A modalidade consiste em ultrapassar obstáculos de forma fluida e eficiente, utilizando técnicas de salto, corrida e escalada, com forte foco no controlo corporal e na superação mental.
Apesar de muitas vezes associado a saltos de prédios ou grandes alturas, a responsável pela iniciativa do encontro feminino de parkour, Sara Serôdio, esclarece que pode ser praticado “sem nunca fazer um salto em altura”.
A escolha de Coimbra para a edição deste ano não foi por acaso. Sara, uma das poucas mulheres a treinar Parkour em Portugal, explica que a cidade apresenta uma comunidade emergente de atletas femininas, com novas praticantes a desenvolverem-se por iniciativa própria.
Além disso, o mês de agosto é o mais propício para reunir participantes, aproveitando o período de férias. O evento já passou por outras localidades, mas Coimbra oferece locais interessantes para explorar e treinar.
O evento, exclusivamente feminino, vai contar com a presença de atletas vindas do Peru, Brasil e Itália, juntando-se às praticantes portuguesas. Sara destaca que a presença de quase 15 atletas é um marco histórico.
“Num universo onde há mais de 40 atletas masculinos ativos, reunir 15 mulheres é fazer história em Portugal.”
Sábado, 23 de agosto, a competição inicia ao meio-dia, com competição na zona da Cantina das Químicas e junto ao Alma Shopping. No domingo, 24 de agosto, há desporto durante todo o dia, concentrando-se na área do Coimbra Shopping.
Para Sara, o Parkour não é apenas físico — é também um exercício mental de gestão do medo, consciência corporal e adaptação ao imprevisto.
“O risco existe como em qualquer desporto, mas no Parkour aprendemos a lidar com ele e a controlá-lo.”
Com a quarta edição, Coimbra recebe não só um evento desportivo, mas também ajuda a modalidade a dar visibilidade às mulheres no Parkour, incentivando mais praticantes a saltar para dentro da cultura urbana.
Fotografia: gentilmente cedida pela organização
PARTILHAR:


