Imagem principal
22.07.2025POR Isabel Simões

Coligação “Avançar Coimbra” apresenta como candidatos às freguesias 15 homens e três mulheres

Atualmente, nenhuma das 18 freguesias do concelho de Coimbra, divididas entre nove freguesias e nove uniões de freguesia, é liderada por uma mulher. A coligação “Avançar Coimbra” pretende alterar esse cenário, propondo-se a eleger pelo menos três presidentas de junta. Dos 18 candidatos apresentados, 15 são homens e apenas três são mulheres.

A coligação, que reúne PS, PAN, LIVRE e Cidadãos por Coimbra (CpC), apresentou ontem os seus candidatos às uniões e freguesias do concelho, numa sessão pública que contou com representantes dos partidos e do movimento cívico.

Ana Abrunhosa, candidata da coligação à Câmara Municipal de Coimbra, comprometeu-se, caso eleita, a realizar pelo menos uma Assembleia Municipal em cada freguesia e a criar Orçamentos Participativos locais.

Na cerimónia de apresentação marcaram presença José Luís Carneiro, em representação do Partido Socialista (PS); Inês Sousa Real, pelo PAN; Jorge Gouveia Monteiro, pelo CpC; e Clara Cruz Santos, pelo LIVRE, que substituiu o líder nacional Rui Tavares, ausente por motivos pessoais.

Durante a sessão, Clara Cruz Santos destacou o espírito colaborativo e as preocupações sociais dos membros da Coligação. Já Inês Sousa Real alertou para “o recuo nos direitos das mulheres” pelo atual Governo da Aliança Democrática e congratulou a coligação por avançar com uma mulher para a Câmara Municipal.

Jorge Gouveia Monteiro sublinhou a história de unidade e resistência dos partidos e do movimento que compõem a “Avançar Coimbra”, recordando as suas raízes em lutas democráticas do passado. Salientou ainda que, se eleita, Ana Abrunhosa será apenas a segunda mulher a liderar a Câmara Municipal de Coimbra.

Por sua vez, José Luís Carneiro, secretário-geral do PS, anunciou que a Convenção Autárquica do partido decorrerá no próximo dia 6 de setembro, também em Coimbra, sublinhando a importância estratégica do concelho nas próximas eleições locais.

Além da candidatura de Abrunhosa, já estão confirmados outros nomes na corrida à presidência da autarquia nas eleições de 12 de outubro.

José Manuel Silva, atual presidente, recandidata-se pelo movimento “Juntos Somos Coimbra”, Francisco Queirós será o candidato da CDU, José Manuel Pureza vai concorrer pelo Bloco de Esquerda e Maria Lencastre Portugal vai liderar a lista do Chega.

Segundo a Agência Lusa junta-se agora Sancho Antunes, motorista dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), como candidato do partido ADN à Câmara de Coimbra nas próximas Eleições Autárquicas..

PARTILHAR: