Imagem principal

Festival de Sopas da Rua Direita junta sabores do mundo e solidariedade em Coimbra

De 11 a 12 de julho, das 18h00 à meia-noite, por apenas dez euros, cada visitante da Rua Direita e Terreiro da Erva pode saborear desde a clássica sopa de peixe ou de grão ao refrescante gaspacho e até uma exótica sopa de lentilhas indo-paquistanesa nos restaurantes aderentes.

O evento, já na sexta edição, une comerciantes, gastronomia e visitantes num ambiente animado e inclusivo. Para além do sabor, o festival tem uma forte componente social, tendo como missão revalorizar a zona da Baixa e promover os restaurantes locais.

Segundo Assunção Ataíde, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, “o festival tem um dinamismo muito próprio e atrai um público cada vez mais diversificado”.

A vertente solidária é uma das marcas do evento. Os utentes do Centro Comunitário de Inserção da Cáritas Diocesana participam ativamente e também beneficiam da festa. A receita da sopa de tomate com ovo, por exemplo, será usada na compra de bens alimentares e para apoio em pequenas despesas de quem mais precisa. “Os pedidos de ajuda têm vindo a aumentar”, explica Cristina Melo, diretora técnica do Centro Comunitário de Inserção da Cáritas Diocesana.

Na presente edição, foi ainda lançada a campanha “Ajuda-nos a transformar as rosas em pão”, inspirada no milagre da Rainha Santa. Serão vendidas rosas solidárias, confecionadas em tricô pelos utentes da instituição, visando angariar fundos para apoiar alimentação e pequenas despesas de famílias carenciadas. Ao todo, foram feitas 850 rosas.

Entre os destaques gastronómicos está a sopa de lentilhas do restaurante indo-paquistanês de Amir Abubaker, no Terreiro da Erva, que marca presença pela quarta vez no festival. Já na doçaria, poderá provar os tradicionais alfajores argentinos, no café Baires, do jovem Inácio Herrera e da namorada.

O vice-presidente da União de Freguesias de Coimbra, Carlos Pinto, destacou a importância da parceria com os comerciantes na dinamização da Rua Direita.

Além das sopas, o festival oferece animação variada com grupos como “Os Amigos da Paródia”, o DJ Tó, aulas abertas de Swing Dance & Lindy Hop e a típica “Tasca do Toino”.

PARTILHAR: