[object Object]
27.05.2025POR Isabel Simões

SMTUC dominam Reunião da Câmara de Coimbra. Governo cancela reunião agendada com sindicato

Greve dos SMTUC marcou reunião do executivo municipal de Coimbra. O presidente da Câmara, José Manuel Silva, acusou STAL de “politizar o protesto”. PS apresentou proposta de mediação e CDU sublinhou problemas “com baixos salários”. A reunião prevista com Governo para hoje, dia 27 foi cancelada.

Na intervenção inicial, o presidente da autarquia não poupou críticas à atuação do STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local), que organiza a paralisação iniciada a 26 de maio e que se prolonga até dia 30.

José Manuel Silva considerou “grave” a situação e responsabilizou o sindicato por bloquear uma possível resolução. O autarca referiu que a reunião entre a Câmara, o Governo e os representantes sindicais, agendada para terça-feira, dia 27, foi desmarcada, segundo afirmou, devido à continuação da greve.

O presidente recordou ainda que uma reunião anterior, prevista para abril, já tinha sido suspensa devido ao apagão nacional, e voltou a acusar o STAL de politizar o protesto.

José Manuel Silva comparou a situação de Coimbra com a de outros municípios como Nazaré, Portalegre e Barreiro, onde não há paralisações, apesar de contextos laborais semelhantes dos motoristas.

O presidente criticou também o que considera ser a “desinformação” avançada pelo sindicato em relação ao subsídio de penosidade e insalubridade.

PS propõe mediação

A vereadora do PS, Regina Bento, respondeu à intervenção do presidente com o apelo a um diálogo mais construtivo. Considera que a postura do executivo “não ajuda a resolver os problemas e a travar a greve que penaliza fortemente quem precisa dos transportes públicos”.

O PS propõe a criação de uma comissão de representantes que faça de mediadora junto dos trabalhadores e dos sindicatos, com o objetivo de “restabelecer a confiança” entre as partes.

Já Francisco Queirós, da CDU, destacou as dificuldades de recrutamento nesta carreira, lembrando que a profissão de motorista exige uma qualificação dispendiosa, como a carta de condução de veículos pesados, e é pouco atrativa devido aos baixos salários praticados:

Governo desconvoca reunião

Segundo a Agência Lusa, um dirigente do STAL afirmou que a reunião com o Governo foi cancelada por se tratar de um executivo em gestão. Já o presidente da Câmara tem uma leitura diferente:

Estudo sobre futura empresa municipal e pedido de exenoração do presidente do Conselho de Administração

José Manuel Silva anunciou ainda ter recebido o ‘draft’ final do estudo encomendado para a eventual transformação dos SMTUC em empresa municipal. A decisão caberá ao próximo executivo, a eleger nas próximas autárquicas.

A oposição mostrou-se também perplexa com o facto de o presidente do Conselho de Administração dos SMTUC ter pedido a exoneração por motivos pessoais, mas continuar a participar nas reuniões semanais, embora sem vencimento. A CDU defende a nomeação de um vogal para a função, enquanto o PS critica a “falta de coerência” na gestão dos SMTUC.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra justifica não ter nomeado um novo presidente do Conselho de Administração dos SMTUC para não condicionar o próximo executivo com a escolha.

Fotografia: Câmara de Coimbra

PARTILHAR: