[object Object]

Queima das Fitas: Palco RUC traz diversidade musical à Praça da Canção

A primeira noite da Queima das Fitas de Coimbra foi marcada pelo arranque do Palco RUC. Entre diversas novidades na Praça da Canção, sobressairam o Palco 360 e as diversões para todas as idades. No palco principal, os destaques vão para Anselmo Ralph e HMB.

As noites de parque, na Praça da Canção, estão de volta com a mais recente edição da Queima das Fitas de Coimbra. O dia de arranque da festa académica foi marcado pelas atuações de Bateu Matou, HMB e Anselmo Ralph. Após os artistas principais, foi tempo da tradição subir a palco. A honrar a cor da faculdade, e do primeiro dia de Queima das Fitas, a Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra (TFMUC) e a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra (TMUC) encantaram o Palco Principal.

Do outro lado do recinto, o Palco RUC fez-se ouvir, com Estrelas D’Alva a abrir a noite. Fiera, La Plata e Rita Maomenos completaram o lineup, até às 4h00 da manhã. Sendo já uma presença aguardada pelo público, o Palco RUC permanece na Queima das Fitas até ao dia 26.

Palco RUC

Com uma proposta alternativa à oferta comercial, o Palco RUC surge como um espaço “diverso e seguro”, de acordo com Diogo Rivers, membro da Comissão Organizadora. Ao microfone, refere que a Queima das Fitas de Coimbra é uma oportunidade única, não só para a exposição da RUC, mas também para o envolvimento da rádio-escola em eventos musicais de maior dimensão.

Diogo Rivers dá destaque à pluralidade musical presente na programação do Palco RUC. Com artistas nacionais e internacionais, o membro da organização menciona o orgulho que sente nos DJs RUC – Estrelas D’Alva, FamilyCast, DJ Sem Rim, Buraco Negro e Rainha Santa, que prometem animar os quatro dias de festa.

Diogo Rivers diz que o processo de seleção dos artistas nem sempre é fácil e refere a importância de “abrir portas” às recomendações dos sócios da Rádio Universidade de Coimbra. Embora por vezes seja um “processo arduoso”, como assim define, a escolha artística procura criar um lineup que espelhe e materialize a essência da RUC.

Quanto às expectativas, “prognósticos só no final do jogo”. Com um sorriso no rosto, Diogo Rivers ambiciona uma “ótima adesão” ao Palco RUC e espera que as pessoas tenham a possibilidade de expandir o seu universo musical.

 

TFMUC 

A Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra (TFMUC) voltou a marcar presença na semana da Queima das Fitas de Coimbra 2025, com uma atuação na noite de abertura. Em 2013, subiram pela primeira vez ao palco, e desde então têm sido presença assídua no cartaz.

Joana e Inês, membros da TFMUC há 3 anos, estiveram à conversa com a RUC e não esconderam o entusiasmo e orgulho que é participar “na maior festa académica de Coimbra.” As integrantes do grupo afirmaram ser importante assegurar a tradição em festivais como a Queima das Fitas. Sublinharam ainda que as tunas representam uma das bases da tradição coimbrã. Já a participar nos festejos da Queima das Fitas há 12 anos, a TFMUC espera continuar a levar a tradição musical académica ao palco nas próximas edições.

HMB

13 anos depois, os HMB estiveram de volta ao palco da Queima das Fitas de Coimbra. A dupla de artistas recordou o dia de estreia na Praça da Canção e mostrou-se orgulhosa por continuarem a marcar presença neste tipo de palco e continuarem a agradar o público mais jovem. 

A dupla mostrou-se ainda feliz pela sua presença num cartaz que, na sua opinião, tem “a música portuguesa muito bem representada”. 

Após uma atuação abundante em dança e com o público em êxtase, Anselmo Ralph mostrou-se feliz por regressar aos palcos, após um período de pausa. O artista, que atuou pelas 02h20, admitiu que a Queima das Fitas de Coimbra é um evento “exigente” e expressou gratidão para quem assistiu ao concerto.

Seguiram-se os grupos académicos da Faculdade de Medicina (TMUC e TFMUC), que badalaram no Palco Principal já perto das 04h00.

A edição de 2025 da Queima das Fitas de Coimbra acabou de começar, prometendo 8 dias de animação pela frente. Pode acompanhar a festa académica na Emissão Especial da RUC desde as 00h00 às 04h00, em direto da Praça da Canção, nos habituais 107.9fm ou em ruc.pt.

Fotografias: Mariana Caparica, Cristiana Oliveira e Mafalda Inácio

PARTILHAR: