[object Object]

Coimbra acolheu arquitetura com foco na madeira e prepara nova edição do Festival FORMA

Balanço da primeira edição do Festival Forma, em Coimbra, foi “muito positivo”. Com cerca de mil visitantes e diversas atividades a decorrer em simultâneo, segundo a organização, a cidade respondeu à proposta de celebrar a arquitetura. O foco esteve num material de construção ainda “pouco comum” em Portugal, a madeira.

Coimbra foi escolhida por proporcionar “uma simbiose perfeita” entre o festival, a cidade, o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e por “reunir as melhores condições” para a realização, revela  Pedro Hébil da organização.

Durante o festival, destacou-se a construção de um pavilhão temporário em madeira, fruto de um concurso público. Foi erguido em apenas cinco dias, servindo de palco para conversas, oficinas e exposições.

O uso da madeira foi centro das atenções. Ainda pouco explorada no país, a construção em madeira foi desmistificada através de exposições, debates e intervenções públicas.

Pedro sublinha que, contrariamente à crença popular, a madeira moderna é resistente ao fogo e até mais durável que outros materiais tradicionais. Além disso, uma casa de madeira apresenta vantagens ambientais e demora menos tempo a ser edificada.

Outro ponto forte do festival foi a atribuição dos Prémios Forma. As distinções valorizaram a qualidade arquitetónica, apostando na “excelência, inovação e o compromisso com a qualidade do ambiente construído”.

O Festival Forma regressa a Coimbra no próximo ano, provavelmente em abril. A cidade vai acolher também a quarta edição dos Prémios Nacionais de Arquitetura Forma.

Para além dos prêmios, o festival apostou na educação para a arquitetura, com oficinas criativas para crianças no Portugal dos Pequenitos. A ideia é criar uma cultura crítica desde cedo.

Até à próxima edição, todos são convidados a participar no Manifesto Forma — uma plataforma ‘online’ aberta, onde cada cidadão pode refletir e dar voz ao seu olhar sobre a arquitetura e o espaço público.

O 1º Festival de Arquitetura FORMA realizou-se em Coimbra, entre os dias 10 e 17 de maio de 2025.

Fotografia: Festival FORMA

PARTILHAR: