[object Object]

Comissão de Acompanhamento dos Estatutos da AAC cessa funções com a criação da plataforma GIRA

Iniciada em julho de 2024, na sequência da entrada em vigor dos novos Estatutos da AAC, a Comissão de Acompanhamento cessou funções a 18 de maio, terminando assim o processo de acompanhamento.

A Comissão de Acompanhamento dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra (CAE/AAC) apresentou, ontem, em Assembleia Magna, o balanço final de atividades. Segundo João Bento, após o fim da discussão estatutária e tendo por base o exemplo de 2017 da revisão dos estatutos, por ser “um período de grande adaptação da casa”, foi considerada a criação da Comissão de Acompanhamento dos Estatutos da AAC. O membro da comissão enumera algumas dificuldades.

Durante o período em que a comissão operou, os desafios foram diferentes, ainda assim, João Bento destaca o resultado positivo no final. Sublinha, também, que é necessário repetir a criação de uma comissão de acompanhamento no futuro, de modo a esclarecer todas as questões que os órgãos apresentem.

Na adaptação dos órgãos da casa aos novos Estatutos, o academista reconhece o desempenho excecional que algumas secções tiveram na aplicação dos estatutos. No entanto, refere que alguns órgãos centrais não se adaptaram tão facilmente, tendo mostrado alguma dificuldade em “engrenar para começar novos hábitos”.

O membro da CAE/AAC explica que devido à extensão do documento e com a curta duração dos mandatos dos dirigentes é difícil para os mesmos conseguir interpretar de forma rápida e clara os novos Estatutos de maneira a saber como atuar em certas situações.

Como forma de tornar o acesso “interativo”, a Comissão de Acompanhamento dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra criou a plataforma GIRA – Guia Interativo de Responsabilização e Acompanhamento. Através da plataforma, é possível para toda a comunidade académica, consultar o estado das medidas que estão previstas nos Estatutos.

Com o fim das funções da Comissão de Acompanhamento dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra, João Bento garante que a plataforma GIRA vai continuar a ser atualizada, agora, por parte do Conselho Fiscal.

PARTILHAR: