![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F05%2F18194016%2FGALIFOES.jpg&w=3840&q=75)
“Os anos 60 foram os mais tumultuosos da Academia”, reflete antigo Galifão
Antigo Repúblico dos anos 60, fala sobre a mudança de tempos na Academia e na Política.
Joaquim Manuel “Neto” de Jesus, viveu na República dos Galifões de 1965 a 1968. Para o antigo Galifão, os anos sessenta foram os mais “tumultuosos da Academia” e recorda com carinho a celebração do dia do Estudante, a 24 de março, apesar da repressão da PIDE. Neto revê as atitudes de companheirismo e união desta geração com as do seu tempo e acrescenta que a revolta feita na altura, foi em nome do voto em liberdade.
Em comparação à sua geração, o ex estudante acredita que a República dos Galifões é hoje um espaço de maior abertura e de boa relação com a comunidade. Aos olhos do mesmo, a vida numa República promove o convívio e relacionamento entre pessoas e que sem esses aspetos, a liberdade corre perigo.
Os Galifões são uma das 24 Repúblicas existentes em Coimbra e foram fundados em 1947.
PARTILHAR:
ARTIGOS RELACIONADOS:
