Imagem principal
27.04.2025POR Isabel Simões

Coimbra celebrou 25 de Abril com Assembleia Municipal Jovem: “Um sinal de esperança!”

Mais apoio às artes nas escolas, um espaço municipal para combater a iliteracia digital e um autocarro partilhado para visitas de estudo, foram algumas das ideias apresentadas na II Assembleia Municipal Jovem.

Coimbra celebrou o 25 de Abril com esperança e voz jovem! O Salão Nobre da Câmara Municipal encheu-se de estudantes de várias escolas do concelho, mobilizados com o apoio dos professores e a coordenação das deputadas municipais, Helena Mendes (CDS) e Graça Simões (Cidadãos por Coimbra).

Jovens tomam a palavra

“Há aqui presença de Abril e de Esperança”, mencionou Luís Marinho, presidente da Assembleia Municipal.

Presidida por Maria Pureza Anunciação, da Escola Avelar Brotero, a Assembleia Municipal Jovem realçou o “direito à palavra e a escolher” sem esquecer o direito ao sonho e de o exercer desde muito jovem.

A palavra “Liberdade” foi uma das mais ouvidas mas os jovens não esqueceram as propostas à Câmara Municipal.

Propostas para futuro

João Dinis de Almeida, da Escola Alice Gouveia, expressou a vontade de ver mais disciplinas artísticas nas escolas e propôs a criação de um espaço próprio para a dança.

Núria Fernandes, da Escola Básica 2,3 de Ceira, sugeriu a criação de um centro municipal de literacia digital aberto a todos.

Para Daniela Filipa Quintãs, do Colégio São Teotónio, “viver sem medo e escolher o próprio caminho” é uma das maiores conquistas de Abril.

Também houve espaço para testemunhos emocionantes: Shahd Mahdi, jovem síria representante da Escola Inês de Castro, lembrou que “a liberdade nunca é dada, mas conquistada” e partilhou o sonho de obter nacionalidade portuguesa.

Beatriz Mota, da Escola Quinta das Flores, propôs a criação de um autocarro partilhado para as escolas do concelho, facilitando as visitas de estudo.

Jovens deixam apelo à vigilância democrática

A sessão terminou com o apelo da vice-presidente da Assembleia Municipal Jovem, Maria Eduarda Lino: “A liberdade exige vigilância”.

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal, prometeu continuar a iniciativa e sugeriu baixar a idade do direito de voto.

Pode ouvir a conversa da RUC com a jovem Síria aqui.

Fotografias: Câmara Municipal de Coimbra

PARTILHAR: