![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F04%2F24065233%2F1000090259.jpg&w=3840&q=75)
Livre quer pôr em prática um programa de “utopias concretas”
Num caderno com 200 páginas, o Livre tem propostas “transversais” para o território nacional, mas considera que os conimbricenses precisam de soluções urgentes em matérias da habitação e sustentabilidade. Em entrevista à RUC, o representante do partido pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, André Chichorro de Carvalho, revelou ainda quais foram as motivações para a candidatura.
A nível nacional e universitário, André Chichorro de Carvalho quer acabar com as propinas do primeiro ciclo do ensino superior e transformar edifícios devolutos em residências estudantis. A eliminação de barreiras de ingresso ao ensino superior inclui ainda a necessidade de investimento na investigação para que os mais jovens “não sejam privados” de seguir o percurso profissional, devido à instabilidade nas carreiras.
Em termos de medidas regionais, o candidato acredita que os dois principais problemas de Coimbra são o custo da habitação e a necessidade de democratização do acesso às energias renováveis.
André Chichorro de Carvalho defende a criação de um Serviço Nacional da Habitação, que tem como objetivo assegurar às famílias o acesso digno a domicílios e gerir o património degradado da cidade.
Em relação à sustentabilidade, a transição energética defendida pelo partido visa a produção de energia independente de combustíveis fósseis. O Livre quer ainda reinstalar o programa Casa, Conforto e Clima, que pretende apoiar e ajudar famílias a transitarem para práticas mais verdes.
Num balanço ao governo anterior, o candidato acusou os dirigentes de não resolverem os problemas da habitação e de fugir ao escrutínio, que levou o país a eleições antecipadas. Por outro lado, o Livre afirma que existiram medidas implementadas pelo governo que constavam no seu programa eleitoral.
André Chichorro de Carvalho é cabeça-de-lista do Livre pelo Círculo Eleitoral de Coimbra às Eleições Legislativas 2025. Por acreditar que “não fazer nada não é uma opção”, decidiu apresentar candidatura, com o objetivo de “melhorar as condições de vida” dos cidadãos e tornar a cidade mais sustentável e ecológica. O candidato defende que os cidadãos precisam de “acreditar” que existem soluções para os problemas e caracteriza o programa eleitoral do Livre como um conjunto de “utopias concretas”
As Eleições Legislativas 2025 realizam-se no próximo dia 18 de maio.
Fotografia: André Chichorro de Carvalho
PARTILHAR:
