[object Object]

Fernando Teixeira (CDU): “Não há Área Metropolitana com serviços de transportes municipais subfinanciados”

O cabeça-de-lista da CDU defende aposta da ferrovia com retorno do Ramal da Lousã e da Estação Coimbra-A e quer SMTUC financiados diretamente pelo Orçamento do Estado. Na saúde, Fernando Teixeira destaca necessidade de reverter fusão dos CHUC e ataca modelo das ULS.

Fernando Teixeira é claro: para a CDU, reverter o processo de fusão do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e combater o “desmantelamento” do Serviço Nacional de Saúde são prioridades para o distrito. São propostas antigas mas que, diz o cabeça-de-lista comunista, continuam a ser urgentes não só no concelho como em toda região – para além do fecho das urgências do Hospital dos Covões, Fernando recorda ainda a perda de valências do Hospital de Cantanhede e a “desvalorização” do Hospital Distrital da Figueira da Foz e do Hospital Rovisco Pais. Ora, a juntar-se a estas reivindicações junta-se também a luta contra o modelo da Unidades Locais de Saúde, algo que diz ser “uma nova linha para tornar mais apetecível o negócio da saúde”.

“Quando a manta é curta, ao puxar para um lado destapa-se o outro. São sempre os centros de saúde a ficar destapados”

É um modelo “hospitalocêntrico” que, no entender do candidato da CDU, deixa para trás os cuidados de saúde familiares e dificulta a vida aos profissionais de saúde. “A ULS Coimbra é a maior concentração de trabalhadores e utentes da Europa”, mas não foi dotada de mais recursos”, explica. De acordo com Fernando Teixeira, exemplo das falhas do modelo que ainda vem do governo de António Costa é o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital onde, a cada primeira segunda-feira de cada mês, centenas de pessoas sem médico de família fazem fila para tentar marcar consulta. “Ao lado está ser construído (e bem) um novo Centro de Saúde, mas sem reforço de recursos humanos não vai resolver problemas”.

Nos transportes, são os erros do passado que assombram o comunista. Volvidos 15 anos, o Ramal da Lousã ainda é uma possibilidade: basta colocar carris onde está o tapete encarnado que serve o MetroBus e a região passa a ter uma solução melhor. Da mesma forma, o candidato sublinha que o fecho da estação Coimbra-A se trata de “um crime económico, social, político e ambiental” cujo o único objetivo é o lucro proveniente dos terrenos da IP que, acredita, devem servir a especulação imobiliária.

“A proposta da CDU é que os SMTUC passem a ser financiados diretamente pelo Orçamento de Estado”

Fernando Teixeira quer que os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra sejam vistos pelo governo com os mesmos olhos que o executivo olha para Lisboa e Porto. Apesar das discordâncias várias com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, o representante da CDU subscreve a reivindicação do autarca. Já sobre as carreiras dos motoristas, que pedem a reposição da carreira de agente único, o candidato refere que é urgente resolver o problema que já passou pelas mãos de executivos do PS e do PSD. No que diz respeito à Alta Velocidade, a CDU pede cautela para não prejudicar as populações, mas é peremptória: “Faça-se”.

Os baixos salários são, na ótica do entrevistado, o principal entrave à fixação de jovens no país. Se há quem aponte que para subir os rendimentos é também preciso melhorar a produtividade, Fernando responde com dados: “Nos últimos 20 anos a produtividade subiu 23%, os salários cresceram 11%. Os 1000€ que propomos como salário mínimo já para junho ficariam aquém na relação com a produtividade. Na habitação a lógica de mercado é “facilmente desmontável” e a solução passa por regular as rendas.

IRS Jovem não poderá ser uma ajuda? “A maioria dos jovens nem paga IRS! Não se pode descontar IRS que já não pagam”

Durante a conversa, Fernando Teixeira abordou ainda o novo Palácio da Justiça para desvalorizar os avanços do atual governo. O cabeça-de-lista da CDU aponta que o edifício já é contemplado em Orçamento de Estado há dez anos, sempre sem que se registe qualquer avanço, pelo que não acredita que sejam responsáveis de PSD ou PS a dar continuidade ao processo.

PARTILHAR: