![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F04%2F10220428%2FFoto.jpg&w=3840&q=75)
Coimbra celebrou esta semana a diversidade cultural com música, convívio e partilha
A iniciativa integrada na Semana da Interculturalidade, promovida a nível nacional pela Rede Europeia Anti-Pobreza, teve lugar hoje, quinta-feira, na Praça 8 de Maio.
O evento contou com a presença de estudantes, turistas e crianças em pausa letiva. Diversos momentos de animação musical de diferentes culturas marcaram a ocasião, com a participação da Organização de Estudantes da Guiné-Bissau e dos Académicos Timorenses de Coimbra.
De acordo com a vereadora Ana Cortez Vaz, responsável pela área social, o principal objetivo do evento foi promover a tolerância, o respeito pelo outro e divulgar as culturas que hoje enriquecem o tecido cultural da cidade.
Só no agrupamento escolar Rainha Santa Isabel, estão representadas mais de 80 nacionalidades, refletindo o dinamismo multicultural da cidade, destaca a vereadora
O maior desafio continua a ser a língua, mas a autarquia sublinha o esforço feito com disciplinas como o Português Língua Não Materna e com ações de integração.
A Câmara Municipal, através do seu Gabinete para a Igualdade e Inclusão, tem levado a cabo várias iniciativas. Entre elas, ações dirigidas a migrantes sobre o mercado de trabalho e os seus direitos legais, para combater a exploração laboral.
Há também trabalho feito nas escolas e instituições sociais sobre temas como a violência no namoro, a acessibilidade, o tráfico humano e a discriminação.
Fotografia: Câmara Municipal
PARTILHAR:
