[object Object]
11.11.2024POR Mariana Pedrosa

Ana Francisca Gomes quer dar a conhecer a MAM/AAC

A estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) apresentou a candidatura à Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC) no passado dia 1 de novembro pela lista C – Cumprir a Académica. O programa candidato tem como pilares um Ensino de Abril e tem por base os valores da Unidade e da Luta.

Segundo Ana Francisca Gomes, a Lista C tem um forte compromisso em valorizar mais a Assembleia Magna (AM). A candidata avança que a MAM/AAC é “um dos órgãos mais importantes da casa”, porque é onde efetivamente se dá a voz à luta e às reivindicações dos estudantes.

O programa eleitoral da Lista C foi publicado no passado dia 6 de novembro. Nas 22 páginas de extensão, o ponto número 15 é o referente à Assembleia Magna.

Desvirtuação da Mesa da Assembleia Magna

“Este deve ser o local onde qualquer estudante se sinta à vontade para discutir os seus problemas, assim como, junto dos seus pares, consiga encontrar soluções, favorecendo a participação democrática na sua indenidade.”. É desta forma que a lista C define o que é a AM.

Antes de avançar para as medidas, a lista de Ana Francisca Gomes tece críticas ao estado atual da MAM/AAC, referindo uma “crescente desvirtuação” do órgão. A estudante de Línguas Modernas acrescenta ainda que há um “grande desconhecimento” por parte da comunidade académica sobre o que é a Mesa da Assembleia Magna.

Ana Francisca Gomes, considera este desconhecimento uma grande falha, pois os estudantes têm de conhecer “os órgãos que estão ao seu dispor”. A estudante da FLUC considera que é o papel da MAM/AAC ir à procura dos estudantes e se mostrar disponível para esclarecer as dúvidas existentes.

A MAM/AAC aos olhos da Lista C

No programa eleitoral constam seis propostas relativas à Mesa da Assembleia Magna. Uma das propostas é “organizar transportes que possibilitem a deslocação dos estudantes dos mais diversos polos para o local das AM”. Ana Francisca Gomes considera que o autocarro da Associação Académica seria o ideal para fazer as deslocações dos estudantes.

Quanto às sessões de esclarecimento sobre o que é a AM, para a candidata da Lista C o ideal seria “alguém da Mesa estar presente” assim que os novos estudantes entram na Universidade de Coimbra.

A Lista C quer estabelecer parcerias com os núcleos das faculdades. Estes teriam um papel para mobilizar os estudantes para as AM. A valorização dos plenários dos núcleos de estudantes é vital para reconhecer a importância da MAM/AAC.

“Colocar os outros assuntos para segundo lugar na ordem de trabalhos da AM” é outra das medidas da Lista C. Ana Francisca Gomes considera que tem de haver um equilíbrio entre as questões burocráticas que são exigidas pelas AM e o papel fulcral que a MAM/AAC tem que é ouvir os estudantes.

A estudante da FLUC refere a situação recorrente das últimas AM: a falta de quórum. Devido à extensão da ordem de trabalhos, Ana Francisca Gomes, afirma que a voz dos estudantes não é ouvida.

“Se não votarem há alguém que vota por vocês”

A abstenção nas eleições para a Associação Académica de Coimbra tem sido muito elevada nos últimos anos. Ana Francisca Gomes deixou um apelo para que a comunidade estudantil se informe sobre o que é a Associação Académica de Coimbra antes de ir votar.

PARTILHAR: