[object Object]

AAC convoca a academia para a celebração dos 50 anos do 25 de abril

Manifestação pelos valores de abril ocupa Praça da República no dia 25. Vice-presidente da DG/AAC evoca a importância de relembrar a liberdade conquistada há 50 anos.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) divulgou hoje, dia 23, a manifestação alusiva aos 50 anos do 25 de Abril. O evento, que decorre anualmente, vai ser acompanhado por uma febrada no dia das celebrações.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), André Ribeiro, vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), avançou que a manifestação vai começar na Praça da República e termina no Pátio da Inquisição. A caminhada tem início às 15h00, no entanto, o representante da DG/AAC explica que as comemorações começam um pouco antes da hora de arranque.

André Ribeiro tem expectativas altas para a adesão da comunidade à manifestação. O vice-presidente espera a presença significativa da comunidade estudantil, assim como da própria comunidade conimbricense. Referiu, também, o impacto que a manifestação vai ter na cidade, e realça o papel de relembrar a importância e necessidade da liberdade.

A manifestação organizada também faz alusão à crise estudantil e ao contributo dos antigos estudantes. André Ribeiro assegura que esta continua a ter um grande impacto na academia. Ao microfone da RUC, o representante afirma que a iniciativa reflete a importância da liberdade no contexto estudantil.

Ao longo da entrevista, André Ribeiro divulga alguns daqueles que vão ser os próximos eventos relacionados com o 25 de abril, e revela que a Associação Académica de Coimbra vai lançar uma publicação, no dia 26, que assume ser “muito impactante, no entanto, controversa”. Para além destes eventos pontuais, André revelou que vão também decorrer iniciativas às quais se comprometeram a fazer no início do mandato.

A AAC assume uma posição central na celebração da data, e promete associar-se à operação balão, carregando balões, frases alusivas à época, uma lona e um andor comemorativo.

A AAC marca, então, encontro com a comunidade às 15h00 na Praça da República, com o objetivo de assinalar a liberdade.

PARTILHAR: