Futebol da Académica celebrado num documentário
Vídeo intitula-se de “Futebol de Causas” e tem a autoria de Ricardo Antunes Martins. AAC/OAF espera anunciar mais iniciativas para as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos brevemente.
O Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) recebe esta noite um documentário sobre o papel dos jogadores da Académica durante o regime ditatorial. O vídeo intitula-se de “Futebol de Causas” e tem a autoria de Ricardo Antunes Martins. O evento é organizado pela Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) , Universidade de Coimbra (UC) e do Centro de Estudos Cinematográficos.
De acordo com o comunicado de imprensa enviado à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), este documentário retrata a visão dos antigos jogadores da Académica na “ a força do movimento estudantil na luta pelo acordar de um povo e todos os momentos de elevada agitação vividos em Coimbra, um grande Polo Universitário, que levaram as Crises Académicas”.
Em entrevista RUC, Miguel Ribeiro, presidente da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), destaca o significado que o momento teve na Académica de Coimbra e realça o trabalho do realizador do documentário.
O líder da OAF relembra “o grito de revolta” de Alberto Martins durante a Crise Académica de 1969.
Miguel Ribeiro acredita que o futebol continua a ser um fenómeno de massas e propício para vias educacionais e sociais.
A AAC/OAF espera anunciar mais iniciativas para as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos brevemente.
Esta iniciativa está inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974. No inicio da exibição haverá uma mesa redonda com a moderação de Francisco Flor (Vogal da Política Cultural da Associação Académica de Coimbra). Renato Daniel (Presidente da Associação Académica de Coimbra), Dr. Francisco Andrade (Treinador da AAC em 1969) e Jorge Castillo (Presidente da Associação de Antigos Estudantes).