[object Object]
19.03.2024POR Filipa Oliveira

Longevidade é o tema-chave do 17º Congresso Científico do NEF/AAC

O evento vai ter lugar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. A presente edição vai contar com discussão de temas do ramo da saúde, lançamento de website oficial e Exposição de Pósteres Científicos.

Nos próximos dias 21 e 22 de março vai realizar-se uma nova edição do Congresso Científico organizado pelo Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC). O evento de cariz formativo é já tradição para os alunos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e realiza-se anualmente no mês de março.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), a presidente do NEF/AAC, esclarece a escolha do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra como lugar indicado para albergar o Congresso. Carolina Gonçalves assinala a necessidade de aproximação dos estudantes e dos profissionais de saúde como um dos fatores de decisão e destaca a creditação do evento pela Ordem dos Farmacêuticos enquanto entidade reguladora.

Margarida Ferreira e Telmo Lagoa são os coordenadores gerais do 17º Congresso Científico. Os estudantes referem que esta edição destaca-se das anteriores devido a dois marcos inovadores, o lançamento do website oficial do Congresso Científico e a dinamização, de forma piloto, da Exposição de Pósteres Científicos da autoria de Estudantes de Doutoramento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Todos os estudantes podem participar no Congresso e, segundo Margarida Ferreira, é importante dar a conhecer aos congressistas o trabalho de investigação que tem sido desenvolvido pelos alunos deste ramo de estudo.

O tema da presente edição é “Longevidade – A Ciência do Envelhecer”, conceito muito relevante para a cidade, de acordo com os estudantes. Telmo Lagoa afirma que o tema tem tido muito destaque na medida em que Coimbra é “o centro do envelhecimento da Europa”. Os entrevistados garantem que a sessão vai contar com diversos painéis de abordagem multidisciplinar dentro do mote e indicam que a genética, as terapias anti-envelhecimento e várias questões referentes à saúde pública em geral vão ser alguns dos tópicos abordados.

O Congresso tem um custo de 12 euros para estudantes internos, 15 euros para estudantes externos e 20 euros para profissionais.

PARTILHAR: