[object Object]

Potencialidades do Excel e RStudio exploradas em workshops gratuitos

Capacitação tecnológica em ferramentas importantes para o mercado de trabalho é o objetivo da formação. Sessões estão abertas a todos mediante inscrição.

Os projetos da Académica Start Uc, “Pah’Ciência” e “Matemática? Para quê?”, dos Núcleos de Estudantes de Biologia e de Matemática estão a promover em conjunto um ciclo de workshops de Excel e RStudio. O workshop de Excel vai ser presencial, tem uma duração total de oito horas e contempla quatro sessões de duas horas cada. Decorre nos dias 20 de março e 3, 10 e 17 de abril. Vai ter lugar no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Quanto ao workshop de RStudio vai ser ministrado nos dias 26 e 28 de março, através de plataformas online, e tem uma duração total de quatro horas.

A RUC esteve à conversa com Roberto Geraldes e Inês Jesus, responsáveis por esta iniciativa. Os organizadores reconhecem a importância que ter conhecimentos em Excel tem nos dias de hoje, uma competência que consideram transversal a diversas áreas. Inês Jesus descreveu em que moldes este workshop vai decorrer.

Em relação ao workshop de RStudio, Roberto Geraldes confessa que vai ser dada alguma liberdade ao formador para construir o programa com os conteúdos relevantes a serem lecionados. No entanto, o responsável enumerou o que pretende ver abordado no workshop.

Roberto Geraldes assegura que o ritmo da formação vai ser ajustado às necessidades dos participantes. O estudante considera que o plano de aulas deve ser dinâmico de forma a adaptar-se à capacidade dos alunos.

Inês Jesus indica que os participantes devem levar material próprio para as formações, nomeadamente computadores portáteis. Qualquer pessoa pode inscrever-se nos workshops e não há limite de vagas nem custos de participação associados.

No final dos workshops os participantes vão receber um certificado de formação.

Para mais informações e inscrições aceda às redes sociais dos projetos “Pah’Ciência” e “Matemática? Para quê?”.

Fotografia: Universidade de Coimbra

PARTILHAR: