[object Object]

Candidatos por Coimbra debatem ideias antes de legislativas

Candidatos de Coimbra reuniram-se no ISCAC para discussão de propostas para próximo governo. Fixação de jovens, mobilidade e ciência foram os temas do debate.

Com vista às eleições legislativas do dia 10 de março, realizou-se mais um debate entre os partidos com assento parlamentar. O evento decorreu no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e contou com a presença de  todos os candidatos em representação dos partidos com assento parlamentar, que concorrem pelo círculo eleitoral de Coimbra, à exceção do Partido Socialista (PS) e do partido CHEGA.

O debate recebeu assim Celso Monteiro pela Iniciativa Liberal (IL), João Fontes da Costa pelo partido Pessoas Animais e Natureza (PAN), Fernando Teixeira pela Coligação Democrática Unitária (CDU), Clara Cruz Santos pelo Livre, Maurício Marques pela Aliança Democrática (AD) e Miguel Cardina pelo Bloco de Esquerda (BE).

O primeiro tema em destaque nesta noite de debate foi relativo à emigração sentida por parte da comunidade mais jovem no país e que papel tem o estado na fixação dos mesmos.

Clara Cruz Santos, candidata pelo Livre, indica que os baixos salários não prendem os recém formados ao país de origem, devendo assim haver um aumento e reforço de uma maior relação entre a universidade e as empresas, e um incentivo à economia científica e de investigação. A docente na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) salienta também que uma das causas para existir uma grande elevada taxa de emigração é o facto de que na União Europeia existe maior mobilidade interna.

Já Miguel Cardina, representante do Bloco de Esquerda, aponta que no período de governação da direita do PSD e com a presença da Troika, os números de jovens emigrantes atingiram o seu máximo, com 135 mil jovens a abandonar o país. O candidato bloquista aponta que Portugal não tem um  problema de impostos altos mas sim de salários baixos e uma imensa precariedade no que toca à ciência e à educação.

O debate sobre a mobilidade e transportes no distrito de Coimbra gerou grande conversação e até algumas concordâncias, com a CDU, Livre e IL a oporem-se contra o fim da ligação ferroviária à Estação Nova.

O candidato pela IL, Celso Monteiro, sublinha a necessidade de investimento na ferrovia e meios de transporte sustentáveis com vista à remoção dos automóveis do centro da cidade, assim como, o alargamento de horários da rede SMTUC.

Já o candidato João Fontes da Costa pelo PAN, afirma que os serviços municipalizados não conseguem dar uma resposta adequada às necessidades da população e defende a criação de um passe social intermodal, apontando para a sua gratuitidade para toda a população até 2028.

O projeto da linha MetroBus da Metro Mondego foi também criticado, com o candidato da CDU, Fernando Teixeira, a questionar a sua eficácia.

O estado da investigação e ciência, em particular a precariedade no setor, foi o último tema a ser debatido.

Fernando Teixeira assinala que a necessidade de desenvolvimento do país está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da ciência. O candidato comunista criticou ainda os cortes no investimento na Universidade de Coimbra pelos governos PSD/CDS assim como a inabilidade de reverter esses cortes por parte dos governos liderados pelo Partido Socialista. A CDU pretende criar condições para os investigadores, propondo um vínculo de trabalho permanente convertendo as bolsas, que pela norma têm um contrato estipulado de dois anos, para contratos de trabalho seguros e fidedignos para os investigadores.

O candidato Maurício Marques, da Aliança Democrática, critica o “subfinanciamento crónico” das instituições de ensino superior, e defende que um maior investimento dentro dos mesmos seria um grande fator impulsionador de mais projetos de investigação.

João Costa do PAN defende também, um aumento dos contratos de trabalho, numa área em que estes são escassos dizendo que, “é mais fácil ter o nome nas estrelas do que um contrato de trabalho”.

No final do debate todos os partidos usufruíram de dois minutos para apelar a um voto consciente e ponderado. As eleições legislativas realizam-se no próximo dia 10 de março em todo o território nacional com abertura das assembleias de voto às oito da manhã e encerramento pelas vinte horas.

FOTO: Facebook “ISCAC”

PARTILHAR: