[object Object]

Renato Daniel: “Dois em cada três estudantes da Universidade de Coimbra ponderam emigrar”

Inquérito realizado pela Associação Académica de Coimbra a estudantes da UC concluiu que cerca de 70% dos inquiridos coloca a hipótese de emigrar. Nos próximos cinco anos, 40,4% estão a pensar fazê-lo.

As conclusões foram apresentadas na última segunda-feira, dia 4 de março, no Colégio da Trindade. No inquérito que decorreu na plataforma Microsoft Forms de 1 a 26 de fevereiro foram validadas para análise 1272 respostas.

O presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Renato Daniel, informou que muitos dos estudantes, ao frequentarem o Ensino Superior começam a sentir vontade de emigrar face às condições económicas do país.

A Academia de Coimbra resolveu apurar a realidade dos estudantes da Universidade de Coimbra.

O estudo indica que, face “aos baixos salários”, um em cada quatro estudantes não se vê a constituir família e um em cada dois não considera comprar casa.

Baixos salários e impossibilidade de adquirir casa são duas das maiores razões apontadas pelos estudantes para colocarem a hipótese de emigrar, revela Renato Daniel.

Ao responsável pela AAC preocupa acima de tudo a “emigração forçada” dos jovens, por falta de condições económicas e de perspetiva de futuro.

O presidente da DG/AAC lamenta ainda que o Ensino Superior tenha estado afastado dos debates televisivos num momento em que as políticas são fundamentais para a fixação dos jovens.

Dia 21 de março a AAC vai participar na manifestação nacional estudantil que antecipa o Dia Nacional do Estudante celebrado a 24 de março.

O tema da habitação será uma das bandeiras da Associação Académica de Coimbra.

Segundo o inquérito, estudantes das Faculdade de Ciências e Tecnologia (80%), Faculdade de Economia (73,3%) e Faculdade de Farmácia (63,8%) são os que mais têm intenção de emigrar entre as oito faculdades da UC. A maioria dos estudantes que responderam ao inquérito pertence à Faculdade de Ciências e Tecnologia (24%) e apenas 1,8% são  estudantes da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

Foram recebidas respostas sobretudo de estudantes com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos (55,6%), ou seja de alunos de licenciatura.

Em relação a quem apresentou intenção de emigrar, o inquérito revelou também que 74,6% pretendem regressar ao país.

PARTILHAR: