[object Object]
22.02.2024POR Inês Sampaio

NEFLUC celebra Mês da História Negra

O programa da iniciativa, que dura até ao próximo dia 29 de fevereiro, conta com palestras, exposições e um debate de mesa redonda.

Está a decorrer a semana das Celebrações do Mês da História Negra, atividade dinamizada pelo Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (NEFLUC).

Guilherme Ferreira, coordenador do pelouro de Intervenção Cívica, Social e Voluntariado, revela que a iniciativa partiu de uma ideia proposta por si mesmo, tendo como inspiração a dinamização de atividades deste género a nível internacional.

Apesar de nunca ter presenciado nenhuma atitude discriminatória no contexto da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), onde estuda atualmente, o aluno de Línguas Modernas explica que a Cultura Negra deve ser celebrada, especialmente porque existem vários alunos internacionais a frequentar a Universidade.

Esta semana serve, também, para educar a comunidade estudantil quanto à existência de expressões pejorativas relativas à comunidade negra.

As atividades são abertas a toda a comunidade académica, embora o projeto esteja a ser organizado  pelos estudantes da Faculdade de Letras. O responsável informa que a próxima iniciativa vai ter lugar no próximo dia 6 de março, consistindo numa exposição no 4º piso da FLUC, à entrada, da autoria do professor José Luís Pires Laranjeira, que dura até ao dia 8 de março.

Estão entre a lista de projetos futuros uma segunda edição da palestra “Sexo ativamente seguro”, a semana STOP e a celebração das Perdas da Segunda Guerra Mundial.

Guilherme Ferreira apela aos estudantes que participem nas atividades com mente aberta, pois defende que projetos como este podem mudar mentalidades, educando a comunidade académica sobre novos assuntos.

 

PARTILHAR: