[object Object]

CPPC promove ação de esclarecimento pela Paz no Médio Oriente

Ação esclareceu posicionamentos da Organização das Nações Unidas e da União Europeia. Pedro Almeida defende bloqueio económico e militar a Israel.

A ação foi realizada numa colaboração entre o Núcleo de Coimbra para a Paz e Cooperação (CPPC) e outros núcleos de diversas organizações aderentes.

Pedro Almeida, membro de um dos núcleos de Coimbra que participou na iniciativa, referiu em conversa à Rádio Universidade de Coimbra, que depois dos eventos do dia 7 de Outubro e de ter sido dada a Israel uma carta branca pelos países do Ocidente, a guerra Israel/Palestina agravou-se.

O dirigente diz que a União Europeia (UE) tem-se mantido ambígua face à questão da Palestina. Inicialmente, a União Europeia (UE) condenou os ataques do grupo Hamas, o que legitimou os comportamentos israelitas. Por outro lado, segundo o responsável, a Organização das Nações Unidas apesar de não ter o poder de alguns países para pressionar Israel, não tem feito os esforços necessários.

Para Pedro Almeida, são várias as medidas que devem ser tomadas para acabar com a guerra, entre as quais um bloqueio económico e militar a Israel com o objetivo de exercer pressão.

Além das medidas que defende, Pedro Almeida exalta os grupos que lutam em prol do fim da guerra como o movimento Boicote de Desinvestimento e Sanções (BDS). Este grupo pretende boicotar empresas que trabalham e mantêm relações com Israel com o objetivo de afetar a economia israelita.

Pedro Almeida, considera que apesar da propaganda pró-israelista, cada vez mais pessoas no mundo estão sensíveis à causa da Palestina.

A ação pela Paz no Médio Oriente aconteceu na tarde de quarta-feira ,dia 14 de fevereiro, no Largo da Portagem.

 

PARTILHAR: