[object Object]
06.02.2024POR Isabel Simões

Coimbra vai conhecer primeira versão do plano de Joan Busquets no dia 15 de março

Câmara de Coimbra vai promover um novo momento de participação pública sobre o Plano de Pormenor da estação intermodal de Coimbra

Ana Bastos, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) para a área dos Transportes e Mobilidade, anunciou o dia de discussão na sessão de Câmara de ontem, segunda-feira, dia 5 de fevereiro.

A sessão de dia 15 de março vai contar com a presença do arquiteto Catalão, Joan Busquets, responsável pelo desenho do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra. Uma maquete física a três dimensões, vai estar em exposição para compreender como a estação vai articular com o espaço envolvente e com “a cidade consolidada”. Posteriormente a maquete ficará em exposição nos Paços do Concelho.

A vereadora comprometeu-se com momentos de debate aberto a todos os interessados.

Na exposição que fez à vereação, Ana Bastos mostrou preocupação com o Plano de Gestão dos Riscos de Inundações. O plano está em fase final e eleva a cota de cheia do Mondego na ponte açude para 17,4m, dois metros acima da definição anterior, “sem prever qualquer investimento adicional para regularização dos caudais a montante”.

A necessidade da barragem de Girabolhos ser construída no rio Mondego tem sido reivindicada pelo presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva e, na opinião da vereadora da CMC, o investimento na barragem torna-se agora “premente”. A elevação da cota de cheia, aumenta os ricos de inundação o que condiciona a urbanização da envolvente da estação intermodal de Coimbra.

Mapa de Ruído, Avaliação Estratégica Ambiental e o Estudo de tráfego estão, segundo Ana Bastos, “em desenvolvimento”. Lembramos que a estação de Coimbra está integrada no processo da Linha Ferroviária da Alta Velocidade entre o Porto e Lisboa.

A versão final do projeto da estação de Coimbra deve ser finalizada durante o ano de 2024, para integrar o pacote a ser concessionado no âmbito do troço Porto/Soure.

Entre final de 2026 e início de 2028 prevê-se que a estação esteja a ser construída, comunicou Ana Bastos.

A maquete da estação intermodal de Coimbra, depois de dia 15 de março, vai continuar em exposição na Câmara Municipal, por um “período alargado” para “apreciação e análise de todos os interessados”. Após serem analisados e “se possível/justificados”, os contributos dos cidadãos deverão ser tidos em consideração na versão final do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra.

PARTILHAR: