[object Object]

AAC quer saber porque emigram estudantes da Universidade de Coimbra

Estudo promovido pela Associação Académica de Coimbra pretende identificar as razões que levam jovens a emigrar. As conclusões vão ser apresentadas em 5 de março numa conferência de imprensa

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), André Ribeiro, vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, falou sobre o estudo que está a ser realizado com base na realidade dos Estudantes da Universidade de Coimbra para perceber as intenções dos estudantes e dos recém-diplomados face à possibilidade de abandonar o país nos próximos 10 anos.

Os valores recolhidos de jornais indicam que 70% da população portuguesa que reside no estrangeiro tem entre 15 a 39 anos e que 30% dos jovens emigram, o que preocupou a Associação Académica. Como tal, a Associação Académica de Coimbra (AAC) quer perceber de que áreas são estes jovens e porque motivos emigram.

O objetivo do estudo é retratar a realidade nacional ao nível da emigração através dos resultados do estudo feito com estudantes da Universidade de Coimbra para poderem, no futuro, fazer propostas aos governantes.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) aguarda uma resposta da área da ética do Centro de Estudo Sociais (CES) para que no fim de recolhidos os dados, analisem e confirmem a qualidade do inquérito. A análise dos dados vai ser feita de 26 de fevereiro a 4 de março e vão ser trazidos a público, numa conferência de imprensa, no dia 5 de março.

Os motivos que levam à emigração dos jovens portugueses são as dificuldades da habitação, a falta de emprego, os baixos salários e as políticas que não são atrativas para os jovens. Apesar de se ter tido a cerimónia de reentrega das propinas, André Ribeiro considera que ainda não é suficiente e exige que o Estado faça mais visto que estamos a perder ativos de qualidade necessários à produção nacional.

O inquérito a que os estudantes podem responder vai estar no Linktree do Instagram da Associação Académica de Coimbra (AAC) e o mesmo link vai ser depois mandado por e-mail.

A partir de hoje até dia 26 de fevereiro o link está disponível via online para preenchimento.

Fotografia: AAC

PARTILHAR: