[object Object]
01.02.2024POR Mafalda Inácio

“Deixar alunos para trás não pode acontecer”: DG/AAC reúne com representante do PAN

O órgão dirigente da Associação Académica de Coimbra recebeu o candidato do PAN, ao círculo de eleição de Coimbra. João Fontes da Costa apoia os estudantes na luta pelo direito à bolsa da DGES

A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) reuniu hoje, pelas 18 horas, com João Fontes da Costa, candidato do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) pelo círculo de eleição de Coimbra, nas Eleições Legislativas. Na Sala da Presidência da AAC, o órgão estudantil dirigente procurou elucidar o candidato político, sobre as problemáticas que assolam o quotidiano académico.

João Fontes da Costa mostrou-se solidário face à situação precária do Ensino Superior contemporâneo. Ao relembrar declarações realizadas em 2022 sobre a temática, em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), o cabeça de lista confirma a necessidade de dar resposta ao atual sistema de atribuição de bolsas da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e defende que nenhum estudante deve ser impedido de estudar, nem ver as suas condições de estudo restringidas.

Após a sua participação nas Eleições Legislativas, no ano de 2022, também pelo círculo de Coimbra, João Fontes da Costa recandidata-se como representante do PAN. Segundo o próprio, a motivação por detrás desta recandidatura baseia-se na noção de que Coimbra tem capacidade para ter uma melhor representação no Parlamento. Declara ainda que, nos dois anos em que o círculo conimbricense não contou com a presença do partido, Coimbra mostrou-se estagnada em comparação às restantes regiões do país.

O candidato do PAN relembra a importância de debater problemáticas de âmbito distrital no Parlamento Português, para além das questões de âmbito nacional. Fontes da Costa aproveita, também, para utilizar os assuntos trazidos à mesa pela DG/AAC, como exemplo de alguns destes problemas locais.

Até à data, o partido político Pessoas-Animais-Natureza nunca conseguiu eleger um deputado no círculo eleitoral de Coimbra. João Fontes da Costa defende que o objetivo principal do PAN continua a incidir sobre a vontade maior de ter um grupo parlamentar, para aumentar a sua representatividade e levar os ideais do partido a tomar uma nova dimensão.

Em entrevista à RUC, no ano de 2022, o candidato político afirmou que o PAN estaria disponível para contribuir na procura de soluções para a conjuntura portuguesa, desde que essas se enquadrassem com os valores do partido. Dois anos depois, João Fontes da Costa comentou que este continua a ser o mote do PAN.

Para o cabeça de lista, as expectativas para os resultados das Eleições Legislativas são positivas. João Fontes da Costa acrescenta, ainda, que Coimbra é uma opção válida, na busca pela eleição de um deputado do PAN no Parlamento.

PARTILHAR: