[object Object]

AAC entrega primeiras bolsas do Fundo António Luís Gomes

O fundo promete ajudar estudar estudantes internacionais e estudantes que não tenham competências necessárias para os fundos já em vigor, nas despesas alimentares, de saúde e de habitação

O projeto do Fundo Social António Luís Gomes resulta de uma colaboração entre a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), a Comissão da Queima das Fitas, a Universidade de Coimbra e os Serviços de Ação Social.

A iniciativa integrou alunos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento de diversos cursos. Dos alunos integrados, já cinco receberam bolsa: três alunos internacionais: uma aluna moçambicana; uma aluna paquistanesa, um aluno guineense e dois alunos portugueses. André Ribeiro, vice-presidente da DG/AAC, esclarece quem foi integrado na bolsa.

Segundo André Ribeiro, o objetivo da bolsa é continuar com o propósito pelo qual foi criada, ou seja, continuar a ajudar os alunos que mais necessitam e que a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) não conseguem ajudar.

O Fundo Social António Luís Gomes quer rebater a burocracia que não permite aos estudantes receberem as bolsas atribuídas pelo Sistema Nacional, como, por exemplo, a bolsa da DGES.

Com o fundo os parceiros pretendem dar suporte a estudantes “em situações socioeconómicas de elevada vulnerabilidade”, e assim “promover a redução do abandono escolar”, esclarece Luís Neves, vice-reitor da UC, em comunicado.

Fotografia: AAC

PARTILHAR: