[object Object]

Presidente da Pró-Secção de Boccia insiste na criação do Provedor do Estudante com deficiência

Bernardo Lopes quer uma Academia mais inclusiva e por isso propôs em Assembleia Magna o ano passado a criação da figura do Provedor do Estudante com deficiência. O estudante insiste na necessidade junto da Direção-Geral da AAC

Bernardo Lopes, presidente da Pró-Secção de Bóccia da Associação Académica de Coimbra apresentou o ano passado em Assembleia Magna uma moção no sentido de a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) apresentar junto do Senado da Universidade de Coimbra a criação da figura de Provedor do Estudante com deficiência.

O estudante do Mestrado de História Moderna continua sem resposta pelo que voltou a enviar o documento ao atual presidente da Direção-Geral, Renato Daniel.

Na Assembleia Magna de Outubro, Bernardo Lopes mostrou também preocupação em relação às acessibilidades na cidade, na Associação Académica de Coimbra e na própria Universidade de Coimbra. Para a RUC lamentou que tudo continue na mesma e deu o exemplo de um estudante que entrou este ano letivo na Faculdade de Direito.

São conhecidas as dificuldades que os estudantes com dificuldade de mobilidade têm no acesso aos pisos superiores do edifício da Associação Académica de Coimbra. A instalação de uma casa de banho adaptada continua por terminar. Passaram duas Direções Gerais e a adaptação ainda não está totalmente concluída, lamenta Bernardo Lopes.

Em comunicado publicado no Instagram pessoal e que diz ter enviado à atual DG/AAC, Bernardo Lopes lembra que em 2023 estavam assinalados na Universidade de Coimbra 1500 estudantes com diversas patologias.

O presidente da Pró-Secção de Boccia da AAC contou à RUC ter esperança de que a secção desportiva que dirige passe ainda este ano a secção. Revelou também que não se vai recandidatar nas próximas eleições uma vez que a continuidade do projeto está assegurada.

A informação RUC vai procurar saber junto da DG/AAC o ponto de situação das reivindicações do estudante.

Fotografia: Facebook de Bernardo Lopes

PARTILHAR: