[object Object]

“Há que alargar horizontes”: NEFLUC/AAC organiza palestra dedicada à Identidade de Género

Desconstruir estereótipos sobre a identidade de género é o pilar central da iniciativa do NEFLUC. Parceria com Centro Gis é fundamental para o sucesso da conferência.

“Cada um é o que sente e não deve ser julgado por isso”. É assim apresentada a mais recente palestra do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra da Associação Académica de Coimbra (NEFLUC/AAC).

A iniciativa debruça-se sobre a temática da identidade de género e conta com a colaboração do Centro Gis, uma estrutura de atendimento a pessoas LGBTI, vítimas de violência doméstica e/ou de género. Da responsabilidade do Pelouro de Intervenção Cívica, Social e Voluntariado do NEFLUC/AAC, a palestra sobre identidade de género vai decorrer na sexta-feira, dia 19 de janeiro, pelas 16 horas, através de uma plataforma on-line.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Guilherme Ferreira, coordenador do Pelouro responsável, explicita em que consiste a palestra e sintetiza os principais tópicos que vão ser abordados. Entre os demais, destaca o funcionamento do Centro Gis, os conceitos-chave relacionados à temática central e a desconstrução de estereótipos.

O coordenador do Pelouro de Intervenção Cívica, Social e Voluntariado realça a estrutura da palestra e afirma que a vertente on-line pode vir a ser uma mais-valia para o bom funcionamento da iniciativa.
Guilherme Ferreira sublinha que esta proposta abre horizontes, no que diz respeito à interação fluida entre o NEFLUC, o Centro Gis e todos aqueles que aderirem à palestra. O coordenador dá, ainda, destaque à salvaguarda do bem-estar e do conforto dos estudantes, durante a época de exames.

Num período de constante mudança e adaptação no meio académico, os Núcleos de Estudantes procuram, diariamente, responder às necessidades estudantis. Para Guilherme Ferreira, o papel do NEFLUC/AAC, enquanto núcleo, é representar os estudantes da Faculdade de Letras e ir ao encontro às temáticas que lhes sejam mais importantes e benéficas.
Em entrevista à RUC, o coordenador do Pelouro enumera questões já abordadas pelo Núcleo de Estudantes e dá destaque às ações de voluntariado realizadas pelo NEFLUC/AAC e às mais recentes atividades sobre identidade de género.

O representante do Pelouro de Intervenção Cívica, Social e Voluntariado defende que as propostas desenvolvidas pelo núcleo são importantes para a comunidade académica, pois refletem um impacto positivo para os estudantes. Segundo Guilherme Ferreira, é da responsabilidade dos núcleos garantir que as necessidades e vontades de toda a comunidade estudantil são ouvidas e resolvidas.

Em forma de convite, Guilherme Ferreira direciona-se a todos os interessados pela temática e explicita os detalhes sobre o funcionamento da palestra. Entre eles, dá ênfase à colaboração com o Centro Gis e esclarece que todos os membros da comunidade académica são bem-vindos.

A palestra sobre a identidade de género, desenvolvida pelo NEFLUC/AAC, decorre amanhã, pelas 16 horas e não tem qualquer custo de inscrição. Mais informações nas redes sociais do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Fotografia: Universidade de Coimbra

PARTILHAR: