[object Object]
16.01.2024POR Arianna Angioli

UC e Empowered Startups impulsionam inovação e investimentos em Portugal

A ministra da Coesão Territorial enfatizou que o desenvolvimento está intrinsecamente ligado ao conhecimento, à pesquisa e ao desenvolvimento e que é imperativo investir nas instituições de ensino superior e nos centros de conhecimento para ver a sua aplicação na sociedade.

A Universidade de Coimbra (UC) e a Empowered Startups, uma multinacional canadiana com escritório em Évora, formalizaram na última terça-feira um memorando de entendimento. O acordo tem como objetivo atrair investimento direto estrangeiro e promover novos projetos de pesquisa científica.
Francesco Berrettini, cônsul italiano e representante da Empowered Startups, destacou a relevância da Universidade de Coimbra como parceiro. O representante da Startups ressaltou não apenas o significado histórico, mas também a importância e o impacto da instituição no campo da inovação e na transferência de tecnologias em nível global.

Presente no evento, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, destacou a importância dessas parcerias como meios cruciais para atrair capital relacional estrangeiro, impulsionando atividades de pesquisa e desenvolvimento e, consequentemente, promovendo a inovação no mercado nacional.
Ana Abrunhosa ressaltou o papel fundamental desempenhado por universidades, politécnicos e instituições de ensino superior como formadores das novas gerações e catalisadores de conhecimento mais amplo e aprimorado. A ministra enfatizou que o desenvolvimento está intrinsecamente ligado ao conhecimento, à pesquisa e ao desenvolvimento, e que é imperativo investir nas instituições de ensino superior e nos centros de conhecimento. A ministra sublinhou que as instituições de ensino superior desempenham um papel crucial na divulgação transparente do conhecimento para além dos limites académicos, permitindo a sua aplicação na sociedade.

Conforme destacado pelo reitor Amílcar Falcão, a coesão territorial assume um papel fundamental na maximização dos benefícios de parcerias, como aquela estabelecida entre a Empowered Startup e a UC. Essas colaborações não apenas promovem a melhoria da produtividade e do mercado, mas também contribuem para aprimorar o estilo de vida.

Em fevereiro de 2023, a Empowered Startups entregou ao Governo uma Carta de Compromisso onde prometeu atrair para Portugal 250 empreendedores e dez milhões de euros de investimento direto estrangeiro. Até ao momento, a empresa já atraiu 60 empreendedores e mais de três milhões de euros de investimento para universidades e institutos politécnicos portugueses.

PARTILHAR: