[object Object]

Blue House alarga MIC [Música Independente de Coimbra] a toda Região Centro

A partir de agora, para além de músicos de Coimbra podem responder à ‘call’ que vai ser lançada na próxima segunda-feira, dia 15 de janeiro, músicos de Aveiro, Viseu, Castelo Branco, Leiria e Guarda

O MIC-Música Independente de Coimbra é um dos projetos associado ao Café Curto. A convocatória abriu pela primeira vez em 2022 e permite que artistas emergentes que não tenham editado e que têm músicas compostas “e guardadas em gavetas, computadores, ou nos seus telemóveis” as mostrem, lembrou João Silva da produtora Blue House. Com atenção crescente da comunidade artística, a iniciativa registou, na edição de 2022, 33 candidaturas e, em 2023, 36 propostas. Nos dois últimos anos foram apuradas 12.

Em 2024 vão ser selecionados oito projetos. Tiago Cerveira é o realizador convidado para fotografar e fazer um videoclipe. O objetivo é dotar os artistas de “um kit de ferramentas básico” para divulgação das suas criações.

Outra das novidades do MIC prende-se com a possibilidade de dois projetos participarem no Festival Apura, em Coimbra, adianta a produtora em comunicado. A apresentação ao público inicia-se no 2.º trimestre de 2024. Lisa Teles, Claudia Guerreira e Bruno Lucas vão ser os três primeiros artistas convidados, para trabalhar as três primeiras residências.

Uma vez por mês, nos finais de tarde de terça-feira, duplica a duração do concerto habitual das terças-feiras e acontece Café Duplo no Café Concerto do Convento São Francisco. Na segunda-feira anterior, dois artistas que não se conhecem juntam-se numa residência no estúdio da Blue House. Em 24 horas criam um concerto para apresentar no dia seguinte durante 60 minutos.

Para 30 de janeiro, Tiago Saga & Surma aceitaram o desafio, informa João Silva.

Em fevereiro, será a vez de Miguel Cordeiro & Nacho Casado subirem ao palco do Café Duplo. Paulo Vicente & Bia Maria, vão criar juntos em março. O ano que passou foi marcado por dez residências acolhidas nos estúdios da Blue House. No final de cada mês as duplas apresentaram as criações no Convento São Francisco. Desde setembro do ano passado que o Café Duplo tem uma extensão a Bragança.

Convento São Francisco vai continuar a acolher o Café Curto, todas as terças-feiras, às 19h30. São concertos com a duração de 30 minutos em que artistas, sem espaços para tocarem, apresentam o seu trabalho. O ano passado circularam pelo espaço do Café Concerto 120 artistas. Os alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) vão continuar a ser presença no Café Curto a cada dois meses. “Sempre a tocar originais”, garantiu João Silva. 

Alguns dos nomes escolhidos, para o Café Curto de 2024, além de Martim Seabra que atuou a 9 de janeiro, serão: Miguel Gouveia & Paulo Soares (16 de janeiro), Combo de Jazz EACMC (dia 23 de janeiro), Francisco Fontes (6 de fevereiro), Capital da Bulgária (5 de março) e Malva (19 de março). O ciclo de concertos vai na 5ª edição, tendo começado em 2020.

Queremos que Coimbra seja uma Janela para o Mundo”, realçou o presidente da Câmara de Coimbra de Coimbra, José Manuel Silva na apresentação da programação cultural que resulta da parceria com a produtora cultural, Blue House.

O autarca lembrou a ambição que tem para o panorama cultural da cidade.

Para além da colaboração habitual do programa Santos da Casa da Rádio Universidade de Coimbra, a Blue House tem na Associação Apura uma nova parceria. Toda a programação estará disponível em agenda.coimbra.pt

A conferência de imprensa da programação para o Café Concerto do Convento São Francisco decorreu dia 9, no Convento São Francisco, com a presença de artistas, responsáveis da Blue House, diretora da Cultura Maria Carlos Pêgo e presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: