[object Object]

TAUC debruça-se sobre o seu arquivo nas comemorações do 135º aniversário

Bandeira de 1888 e apresentação d'”As epístolas aos Tauquianos” estiveram em foco na sessão comemorativa. Arquivo histórico procura “defender memória da instituição”.

A comemorar 135 anos de idade, a Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC) organizou no passado fim-de-semana uma conversa sobre o património histórico da estrutura e sobre as atividades do seu arquivo digital. Com destaque para a bandeira original da Tuna, que sofreu agora uma intervenção, o evento contou ainda com a apresentação do livro eletrónico “As epístolas aos Tauquianos”.

Em conversa com a Rádio Universidade de Coimbra, Adamo Caetano, responsável pelo arquivo do organismo, explica que a bandeira remonta a 1888, altura em que a Tuna (na altura enquanto Estudantina Conimbricense) dava o seu primeiro concerto. Perante alguma discussão em torno da data de fundação da TAUC, Adamo explica que o objeto funciona como “documento de afirmação da identidade” do coletivo.

Já “As epístolas aos Tauquianos” serviam, inicialmente, para comunicação interna entre os tunos. Agora, compiladas num livro da responsabilidade do próprio Adamo Caetano, têm também o intuito de agregar a informação disponível sobre o passado da TAUC.

Os projetos em questão são todos fruto do arquivo da Tuna, que reúne informações do organismo desde o seu princípio. Segundo o responsável, o objetivo é “preservar” e “defender” a memória da instituição.

A entrevista completa pode ser ouvida através do podcast associado.

(Fotografia cedida por Disa Palma)

PARTILHAR: