[object Object]

Teatrão Acolhe “A Ascensão de Arturo Ui” pelo Teatro da Didascália

Considerada um sucesso de público pelo encenador Marco Rodrigues, ao fim de cinco semanas em cena na Oficina Municipal do Teatro, a peça “Ti Coragem e Filhos Lda.” saiu de palco. A partir de 18 de novembro a OMT recebe nova peça de Bertolt Brecht

Em lugar da peça “Ti Coragem e Filhos Lda.”, a Oficina Municipal do Teatro (OMT) recebe um projeto artístico externo, que irá manter acesa a discussão acerca do mundo à nossa volta, as suas preocupações e problemáticas.
“A Ascensão de Arturo Ui” é a nova peça em estreia nos palcos da Oficina Municipal do Teatro a partir do dia 18 de novembro, pelas 21h30, tendo iniciado a sua digressão no passado dia 9 de novembro no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

Marco António Rodrigues faz para a RUC o balanço da peça que saiu de cena.

A partir do texto de Bertolt Brecht, de 1941, o novo espetáculo conta a história de um mafioso em Chicago, nos EUA, que tem como objetivo criar um monopólio no comércio de couve-flor, tentando alcançar esse objetivo sem segundos pensamentos sobre o que seja necessário para o conseguir.

A peça, faz deste modo, um subtil paralelismo com a ascensão de Hitler ao poder, assim como o crescimento de movimentos de extrema-direita em toda a Europa nos dias de hoje, não deixando de parte o panorama nacional. A atualidade do tema leva o encenador do Teatrão a ter “boas” expectativas quanto a público.

“As estratégias são antigas, alteraram-se os instrumentos para a contemporaneidade. Os projetos autoritários que têm emergido um pouco por todo o mundo não se tornaram menos perigosos que a máfia”, diz a companhia minhota Teatro da Didascália.
Marco António Rodrigues destaca a importância do dramaturgo alemão.

A nova obra é uma coprodução, juntando a companhia de Joane ao Teatro Nacional São João e à Casa das Artes de Famalicão.
“Ti Coragem e Filhos Lda.”, a peça que sai do palco da OMT com a estreia de “A Ascensão de Ui”, poderá ser considerada um sucesso, com 23 espetáculos, nove casas cheias, e acumulando mais de 1800 espetadores ao fim das suas cinco semanas de palco.

Fotografia: Paulo Pimenta

PARTILHAR: