[object Object]
24.10.2023POR Inês Santos

Cinema Francês com destaque em dez cinematecas de norte a sul de Portugal

A 24ª edição da Festa do Cinema Francês está de passagem por 10 regiões do país com uma mão cheia de filmes, dos quais se destaca, “Capitães de abril”, uma homenagem aos 50 anos do 25 de abril, que se celebram no próximo ano.

Uma viagem pelo cinema francês, a partir de uma conversa com Katia Adler, diretora e programadora, desta edição da Festa do Cinema Francês que se encontra patente desde o dia 5 de outubro e se estende até ao dia 31 de outubro, em todo o país.

Com a edição ainda a meio de terminar, Katia afirma que ainda é cedo para balançar na totalidade a Festa deste ano, mas é positiva a caminhada feita até ao momento. No entanto, não deixa de referir a forte adesão dos portugueses e não portugueses nas salas de cinema, para assistirem ao leque diversificado de 55 filmes exibidos de norte a sul do pais.

Há 4 anos na direção e programação da Festa do cinema francês, a entrevistada destaca as dificuldades dos seus primeiros dois anos à frente desta festividade cinematográfica, devido à situação pandémica. Ainda, enaltece a forte presença do público português nas sessões e também a própria diversidade de filmes apresentados. Mas, não deixa de afirmar que, neste ano, a dificuldade debruçou-se na escolha dos filmes, uma vez que, existe um grande número de filmes acumulados dos anos anteriores e do presente ano.

Capitães de abril, um filme luso francês foi a aposta da direção técnica para dar um gostinho das comemorações, , dos 50 anos do 25 de abril que se assinalam no próximo ano, ao público português. Esta película com 23 anos, da autoria de Maria de Medeiros, foi exibida na sala do Teatro Académico Gil Vicente e na sala do cinema de são Jorge com a presença do Presidente da República e da própria realizadora, afirma.

Um visual inovador e a presença das três cores da bandeira francesa, foi esta a aposta para o design do cartaz da vigésima quarta edição da Festa do Cinema Francês. A mulher no centro da imagem, com um estilo e vestuário, digamos, tipo parisiense é a imagem de destaque que promete envolver a “marca” da própria França.

Os 25 anos da Festa do Cinema Francês juntamente com a celebração dos 50 anos do 25 de abril, são os marcos para a próxima edição, que pretende deslumbrar os cinéfilos com muito cinema de todos os géneros imagináveis.

Coimbra foi, mais um ano, uma das cidades a abraçar esta festa, entre os dias 18 e 21 de outubro, no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV). A degustação do cinema francês continua em outras regiões de norte a sul do país com filmes que prometem deliciar o auditório.

Fotografia: Cartaz da 24ªa edição da Festa do Cinema Francês

PARTILHAR: