Imagem principal

O Mundo do Vinho celebra Cultura com prova de vinhos desde 2018

A pretexto do vinho há todo um programa cultural que o festival coloca à disposição do público conimbricense. Cinema, música, uma instalação artística, uma exposição, provas de vinho, um jantar vínico e até um programa de rádio fazem parte da 6ª. Edição do “Mundo do Vinho”

Sábado, dia 7 de outubro, o Mercado D. Pedro V recebe várias iniciativas. Desde um ‘showcooking com o chef Marco Almeida e a inauguração de uma mostra durante a manhã. 

Durante a tarde, no mercado há lugar para a apresentação do livro “Pão, Azeite e Vinho” com o coautor Pedro Rodrigues, uma prova de vinhos comentada e uma conversa sobre a obra “Do comer e do Falar…Vocabulário Gastronómico” com Maria da Graça Pericão.

Quinta das Lágrimas evoca o jornalista gastrónomo Luís de Stau Monteiro com um jantar vínico na sala jardim a 14 de outubro.

O programa de rádio “Radicais Livres” da Antena I faz um “Brinde à Política”, no Seminário Maior, sábado, dia 21 de outubro, ao meio-dia. Coimbra vai poder assistir pela primeira vez em direto à conversa entre Jaime Nogueira pinto e Pedro Tadeu com moderação de Maria Flor Pedroso.

Dois destaques de Margarida Mendes Silva da equipa da Cultura e Risco, a produtora do festival, na conferência de imprensa de apresentação.

São dez os parceiros de acolhimento, entre eles há três lugares onde o festival está pela primeira vez: Mercado D. Pedro V, Piscinas do Mondego e Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).

As sessões de cinema têm lugar no Auditório da ESEC pelas 18h30. A próxima sessão acontece a 11 de outubro com o filme “Uma pastelaria em “Tóquio”” e a última sessão a 18 de outubro com o filme “Almoço de 15 de Agosto”. No final de cada sessão há lugar a um pequeno “amie de bouche”, momento de degustação da responsabilidade dos alunos da ESEC.

Cristina Faria, professora da ESEC, coordena a programação do Centro Cultural Penedo da Saudade, espera que o envolvimento dos alunos do Curso de Gastronomia nas atividades crie neles o gosto pela cultura.

Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, responsável pelo Mercado D. Pedro V, salientou o evento que classificou de “agregador”.

Para o vereador, o conjunto das iniciativas tem enquadramento na Estratégia de “dinamização dos espaços municipais”. Lembrou também a importância económica do setor do vinho que tem vindo a crescer, apesar da recente pandemia.

A parceria com a Cultura e Risco está assegurada para o próximo ano e vai ser alargada a outros espaços municipais, revelou o responsável.

O festival iniciou a 4 de outubro e já deu a provar vinho da Bairrada. Ainda vai ser possível saborear vinho de Lisboa e até ficar a conhecer o vinho da Região de Sicó com um passeio, almoço e visita a duas adegas da região. As atividades de cinema, passeio, jantar e degustação são pagas e exigem marcação. (Pode saber onde e como aqui).

No entanto, são várias as iniciativas grátis, entre elas, a instalação “Ciranda” de Inês Moura, Luísa Bebiano e Nuno Maia “Ciranda” que inaugura a 12 de outubro, no Mercado D. Pedro V,  ou a exposição “Degustação objectiva” de Teresa Valente patente na Doppo Gelataria até dia 3 de novembro.

Hoje, dia 6 de outubro pode aproveitar e saborear na Doppo Gelatariao “Sabor do mês”: umsorvete de touriga nacional. O Mundo do Vinho é uma produção da Cultura e Risco.

Fotografia: Isabel Campante

PARTILHAR: