Imagem principal

Secção de Jornalismo da AAC procura colaboradores. No próximo ano celebra mais de quatro décadas de vida

Em outubro, o jornal A Cabra vai ser dedicado aos quarenta anos da secção. No próximo ano a inovação vai passar pela construção de uma reportagem multimédia para celebrar meio século do 25 de Abril. Até 6 de outubro recebe inscrições no Curso de Jornalismo

Ao longo destas quatro décadas foram vários os jovens que passaram na Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC)  e que abraçaram a profissão em órgãos de comunicação social do país. A frequência do curso da Secção de Jornalismo permite adquirir no terreno conhecimentos importantes. Aprende-se a construir  um jornal,  seja ele digital ou em formato papel e a distinguir o que é, ou não é, notícia.

A Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra  tem inscrições abertas para o Curso de Jornalismo até ao dia 6 de outubro. O curso pretende oferecer aos estudantes, e a qualquer pessoa que se interesse por jornalismo, “um complemento à sua formação académica que lhes permita ficar um bocadinho mais alerta sobre a cidade e a  Academia”, afirmou Ana Filipa Paz, diretora do jornal  A Cabra à Rádio Universidade de Coimbra (RUC).

Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Cidade, Desporto e Cultura, as diferentes editorias do jornal  dão lastro a uma aprendizagem prática que permite aumentar conhecimentos  em várias áreas. A frequência do Curso de Jornalismo d‘ A Cabra completa assim os saberes adquiridos na Universidade de Coimbra, e permite “pôr em prática” os conhecimentos teóricos, esclareceu a diretora do jornal.

Com a mesma duração do ano letivo, o Curso de Jornalismo d‘ A Cabra respeita as interrupções de férias e mês de exames. Os módulos de formação procuram cobrir todos os géneros jornalísticos. Entrevista, fotografia e grande reportagem estão entre eles. Para além disso os formandos ficam a conhecer vários profissionais jornalistas, o que enriquece a rede de contactos e lhes dá uma perspetiva dos desafios atuais que se colocam aos profissionais da área.

Ana Filipa Paz esclarece as matérias abordadas no Curso de Jornalismo da SJ/AAC.

O grau de compromisso dos formandos passa por ocupar uma tarde por semana na parte prática. Cada formando escolhe o dia em que pode escrever, de acordo com a sua disponibilidade.

Já os módulos são dados em horário pós-laboral ou ao fim de semana, “sempre com aviso prévio”, uma vez que “alguns dos estudantes deslocados costumam regressar a casa”, depois da semana de aulas.

São épicos no jornal os dias de fecho em que se terminam artigos à última hora, se reveem os textos a publicar, se procuram as gralhas e se pagina. Os resistentes, por vezes, chegam a editores e a diretores do jornal e as paredes enchem-se de “memes”. Parte da memória da Academia de Coimbra está nos dossiers que guardam todas as edições do jornal.

Nos últimos anos, o Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra tem inovado o grafismo da publicação. Além da publicação ‘online’ não tem sido descurada a versão em papel e a reportagem multimédia.  Em relação a projetos futuros, há um muito especial que Ana Filipa Paz revelou à RUC: a realização de uma reportagem multimédia para assinalar os 50 anos do 25 de Abril.

Pode inscrever-se no Curso de Jornalismo no 2º piso da Associação Académica de Coimbra, de segunda a sexta-feira, das 14h00 até às 18h00.

A edição de outubro do jornal A Cabra, a primeira do ano letivo e a primeira de Ana Filipa Paz como diretora da publicação, vai ser dedicada aos 40 anos da Secção de Jornalismo. Fundada em 1983, a SJ/AAC é responsável pela publicação do  Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra. Diariamente publica artigos jornalísticos aqui.

Pode ouvir a conversa na íntegra no ‘podcast’ do início da peça jornalística.

[Corrigida a data da fundação da SJ/AAC para 1983 em vez de 1984]

Fotografias: gentileza do jornal A Cabra

PARTILHAR: