[object Object]

Com o aproximar do Outono regressam os Encontros Mágicos à cidade de Coimbra

27ª edição dos Encontros Mágicos apresenta 72 espetáculos de magia, 13 companhias, 15 artistas de nove países diferentes (Espanha, Inglaterra, Portugal, Rússia, Argentina, Áustria, Japão, Peru e Cuba), três sessões de aprendizagem de magia e duas galas internacionais.

De 19 a a 24 de setembro os Encontros Mágicos – 27º Festival Internacional de Coimbra, prometem mais uma vez emocionar os públicos que passam, trabalham ou vivem na cidade.

“Menos orçamento mas a mesma qualidade”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva,  na conferência de apresentação, na última quarta-feira.

Só com “a paixão” das duas equipas, Câmara Municipal de Coimbra e Luís de Matos Produções vai ser possível manter a qualidade e trazer a sete locais de Coimbra 15 artistas, alguns campeões do mundo, em que 30 por cento são do sexo feminino, esclareceu o mágico Luís de Matos.

Cerca de metade vêm a Portugal ou a Coimbra pela primeira vez, revelou o coorganizador dos Encontros Mágicos.

Amèlie, a espanhola ”que é magia pura”, assim como Gisell que vem do Peru, passando pelo japonês Amino-San que fala uma língua muito própria, supostamente japonesa mas que nem os próprios compreendem, permitem sentir “a emoção” das artes mágicas.

Artem Shchukin, o mágico russo que saiu do seu país antes da guerra com a Ucrânia e que corre o risco de não poder regressar, foi campeão do mundo em manipulação no Festival de Magia do Québec no Canadá.

As aulas de magia, pelo espanhol Paulino Gil, acontecem no Convento São Francisco para os níveis I e II. Já as aulas para crianças com necessidades especiais vão ter lugar na Cavalo Azul.
As inscrições podem ser feitas através da bilheteira na do convento ([email protected]) ou através do número ‍ 239 857 191.

Luís Rodrigues, atual programador do Convento São Francisco foi um dos alunos de Luís de Matos num tempo em que o mágico deu aulas a um sábado de manhã, uma hora por semana.

A Magia de Rua vai passar por sete locais diferentes da cidade: Praça 8 de Maio, Ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, Praça do Comércio, Convento São Francisco,  Parque Verde e Parque Vale das Flores.  O inglês James James brilhou em agosto em Edimburgo, o espanhol Mário Lopez é campeão do mundo de micromagia. Da Áustria vêm “The Clairvoyants” campeões do mundo de mentalismo, interrompem a digressão europeia e depois vão para Las Vegas. A cidade vai poder vê-los a todos nas ruas ou nas galas.

As galas internacionais, são os dois únicos espetáculos pagos, acontecem no Convento São Francisco, nos dias 22 e 23 de setembro, às 21h30.  A programação dos Encontros Mágicos permite atender a diferentes públicos, os que visitam a cidade mas também os que cá trabalham e estudam, lembrou Luís de Matos.

Segundo Luís de Matos em 20023 há “um regresso ao orçamento de 2003”. Cortaram-se algumas linhas garantindo “que o que acontece é no mínimo tão bom como nas edições anteriores”.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) explicou que constrangimentos orçamentais que o município vive levaram ao corte no orçamento destinado aos Encontros Mágicos, este ano o município apoiou com cerca de 75 mil euros. O sentido de humor de José Manuel Silva fez-se sentir na conferência de imprensa.

Maria Carlos Pêgo, diretora do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, lembrou como o trabalho de Luís de Matos mudou a perspetiva dos portugueses em relação à magia, dignificando a profissão.

Pode saber mais sobre os Encontros Mágicos aqui.

Fotografias CMC e Luís de Matos Produções

PARTILHAR: