[object Object]

Nzola e Vidigal: Académica de Coimbra beneficia de transferências através do Mecanismo de Solidariedade da FIFA

As transferências de Nzola e Vidigal trazem benefícios financeiros à Académica de Coimbra graças ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA. Chiquinho pode ser o próximo a engrossar esta lista, que inclui um jogador rival de Cristiano Ronaldo

Provavelmente, o nome M’Bala Nzola não é familiar para a maioria dos adeptos da Associação Académica de Coimbra / OAF. No entanto, o novo reforço da Fiorentina trará um pequeno presente de verão à direção de Miguel Ribeiro. Como assim? Explicamos. O jogador, que passou pelos juniores da Académica e chegou a jogar na equipa principal durante a temporada 2014/2015, foi transferido por 10 milhões de euros do Spezia para a histórica Fiorentina, onde jogará na bonita cidade de Florença.

Graças ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA, a Briosa vai receber cerca de 0,5% deste valor, descontando algumas comissões, devido à transferência do internacional angolano para a Fiorentina.

Nzola: 2 jogos, um golo e cerca de 50 mil euros nos cofres da Briosa

Para quem não está familiarizado com o Mecanismo de Solidariedade, o clube formador recebe 0,5% da compensação total por cada ano em que o jogador vendido esteve no clube dos 16 até aos 23 anos. Como Nzola esteve apenas um ano na Académica, a Briosa receberá 0,5% do valor total, aproximadamente 50 mil euros. Dois jogos, um golo no Estádio do Dragão e cerca de 50 mil euros serão o histórico do franco-angolano para a história academista.

André Vidigal chegou a jogar pela equipa principal pela mão de Costinha

E André Vidigal? No caso do extremo luso-angolano, graças à venda para o Stoke City do Championship por 500 mil euros, a Académica vai ter direito a cerca de 1% do valor da transferência, ou seja, 5 mil euros, devido aos dois anos que André Vidigal jogou de losango ao peito. Estas transferências trarão à Académica uma quantia simpática e sempre bem-vinda, considerando as dificuldades financeiras do clube.

 Iago não deixou saudades, mas encheu os cofres da Briosa.

Há alguns meses, a Briosa já havia lucrado com a transferência de Iago Santos em 2022, ex-defesa central da Académica, que se mudou do Al-Taawoun para o Al-Shabab, ambos clubes da Saudi League. Nessa negociação, a Académica recebeu 0,5% de 1,35 milhões de euros. Além disso, o clube ainda poderá beneficiar de uma eventual transferência de Chiquinho do Sport Lisboa e Benfica para a Rússia; caso se concretize, a Académica arrecadará mais 0,5% do valor negociado pelo clube da Luz.

PARTILHAR: