[object Object]
18.07.2023POR Tânia Rocha

Festa Malandragem Ó Malandragem – Concerto LUIZGA+Filipe Furtado e Filipe Fidalgo

O programa Malandragem Ó Malandragem festejou 5 anos de uma viagem ininterrupta entre Portugal e Brasil em todos os seus géneros e décadas. Culminou, este ano, na concretização de uma residência artística entre LUIZGA (BR) e Filipe Furtado (PT) com um concerto ao vivo, tendo um convidado muito especial – Filipe Fidalgo e o seu […]

O programa Malandragem Ó Malandragem festejou 5 anos de uma viagem ininterrupta entre Portugal e Brasil em todos os seus géneros e décadas.

Culminou, este ano, na concretização de uma residência artística entre LUIZGA (BR) e Filipe Furtado (PT) com um concerto ao vivo, tendo um convidado muito especial – Filipe Fidalgo e o seu saxofone.

O concerto teve lugar no Jardim da Casa das Artes Bissaya Barreto no dia 8 de Julho às 18h com DJ Set de Pêra-Roxa aka Tânia Rocha – autora do programa e curadora da Festa da Malandragem Ó Malandragem. O concerto começou um pouco depois das 19h. Para acabar, fomos presenteados com um eletrizante DJ Set de Filipe Fidalgo que, antes de se dedicar ao sax, começou pela mesa de som nos seus tenros 12 anos.

Após a vinda de uma chuva matinal, relembrando os Açores de Filipe Furtado, à tarde o sol acabou por aparecer e tornar o Jardim mais luminoso. Para refrescar, além do bar existente na Casa das Artes, tínhamos também a possibilidade de experimentar a cerveja preta trazida pelo Empório do Tuca e os saborosos gelados da Cosi, em especial o Gelado Malandro com sabor a manga e coentros.

Como sou suspeita, não me alongarei muito relativamente ao concerto e à performance dos músicos, no entanto, poderão sempre ouvir o concerto gravado na íntegra, que se encontra abaixo.

Esta experiência artística e reunião entre músicos acabou mesmo por se tornar num objectivo alcançado – criar a ligação entre Portugal e Brasil – não só, musicalmente, como também, com todas as vivências partilhadas durante o período de Residência na Blue House. E veremos o que o futuro nos reserva…

 

A Malandragem cumpriu-se!

 

Filipe Furtado
Natural de S. Miguel dos Açores, este jovem instalou-se em Coimbra onde ingressou no curso de jazz da Tone Music School e como radialista na RUC. Com a guitarra como companheira, começou a escrever, a experimentar e a musicar alguns poemas. Em 2021 editou o seu disco de estreia “Prelúdio”, gravado na Blue House e editado pelo selo Marca Pistola. A sua música viaja por diversos territórios, desde o jazz à bossa nova, deixando-se influenciar pelo cancioneiro português.  A partir da sua estreia, tem recebido diversos convites para tocar, destacando o Festival Tremor, efectuar a 1ª parte dos concertos de Jay Jay Johanson na sua digressão por Portugal ou o Café Duplo com Cabrita no Café-Concerto do Convento de São Francisco. A sua performance ao vivo tem crescido de forma rápida mas bastante profissional, ao lado do baterista Paulo Silva e o saxofonista Filipe Fidalgo. Avizinha-se, para breve, um novo trabalho discográfico a sair.
LUIZGA
Este músico criado em Minas Gerais traz para palco as mais ricas linhagens da Música Popular Brasileira, mescla também influências do pop, do folk e das músicas do mundo. Foi membro fundador dos Graveola, Rosa Neon ou dos TiãoDuá.
A solo, lançou “Passando Portas” (2010), “O Fazedor de Rios” (2015), “MANA” (2017), “Presente” (2020), e “SÓIS” (2021).
Para além de músico é também educador e, actualmente, elabora um trabalho importante com um grupo indígena da Amazónia – os Hunikuin – que se têm apresentado ao vivo pela Europa e Brasil com o nome Kayatibu.
LUIZGA é o verdadeiro “malandro” pois vive entre Portugal e Brasil e com essas vivências tem colaborado com nomes como Chico César, Vitor Ramil, Samuel Rosa mas também, com músicos portugueses, entre eles, Edgar Valente.
Apoios:
Câmara Municipal de Coimbra
Rádio Universidade de Coimbra
Casa das Artes Bissaya Barreto
Blue House
Taberna Casa Costa
Empório do Tuca
Gelataria Cosi
Antena 3
Design do Cartaz: Maria Nolasco e Noctustudio
Fotografias a Cores: Pedro Cosme
Fotografias a Preto e Branco: Vânia Viana

PARTILHAR: