[object Object]

Artistas e Investigadores dão a conhecer em Coimbra práticas literárias digitais contemporâneas

Coimbra acolhe de 12 a 15 de julho de 2023, a Organização de Literatura Eletrónica. Cerca de 200 investigadores e artistas de 40 nacionalidades debatem futuro da literatura e da arte no espaço cibernético.

Debates, oficinas, exposições de literatura destinada a crianças ou a públicos mais velhos e performances acontecem no Convento São Francisco, com extensões no Exploratório-Centro de Ciência Viva de Coimbra e no Teatro Académico de Gil Vicente.

O encontro iniciou em 2001 e realiza-se de forma alternada nos Estados Unidos e na Europa. Em 2023, Coimbra recebe a comunidade da Organização de Literatura Eletrónica (ELO), numa organização do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e da ELO.

Manuel Portela, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e um dos elementos da Comissão Organizadora fala com a RUC sobre os objetivos do encontro.

A literatura eletrónica tem uma “história longa já”, com autores de várias gerações, embora a “Internet tenha mudado as condições de produção”, adianta Manuel Portela. De acordo com o professor da FLUC, a organização reflete o desenvolvimento da área conforme as tecnologias se foram modificando e as diferentes gerações se foram associando ao trabalho.

O tema geral em discussão passa pela forma como a literatura eletrónica influenciou a sociedade e introduziu novas práticas na educação, na investigação e também na comunicação.

Oficinas lecionadas por investigadores da Universidade de Nova Iorque, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), artistas independentes ou por uma universidade Australiana constam do programa. Das exposições patentes no Convento São Francisco “Arborescentaborda questões ambientais e “Resistant” é dedicada a questões sociais.

Manuel Portela fala das problemáticas que podemos encontrar na Literatura e na Arte do espaço cibernético e que o ELO também aborda.

A exposição de Literatura Eletrónica para Crianças e Jovens: Ler, Imaginar, Brincar foi inaugurada esta tarde no Exploratório Centro Ciência Viva. A Curadoria pertence a Ana Maria Machado, Ana Albuquerque e Aguilar e a Jaqueline Conte.

A mostra apresenta dez obras literárias que podem ser exploradas em computadores ou dispositivos móveis. Cinco obras são mais voltadas para o público infantil e as restantes para o público juvenil. Jaqueline Conte dá-nos um panorama do que podemos encontrar na exposição.

A Universidade de Coimbra disponibiliza na FLUC três cursos onde se podem aprofundar as temáticas da Arte e da Literatura digitais e das novas práticas de criação: o doutoramento em Materialidades da Literatura, o curso de Estudos Artísticos e um novo curso criado em 2021, o mestrado em Escrita Criativa em que há uma oficina de escrita digital.

Pode ouvir a entrevista a Jaqueline Conte aqui.

Fotografia: FLUC

PARTILHAR: