[object Object]
01.07.2023POR Luís Pereira

IEFP e CMC juntam-se para promover a formação profissional e estimular o emprego

Feira do Emprego contou com mais de 300 ofertas de trabalho, com mostras formativas e bancas de empresas que se encontram em processo de recrutamento. IEFP e CMC assinaram protocolo de cooperação na área do emprego.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) realizaram na sexta-feira, dia 30 de junho, entre as 09h30 e as 16h00, a 1ª Feira do Emprego e Mostra Formativa, que decorreu no Convento São Francisco. Um evento inserido nas comemorações dos 50 anos do IEFP de Coimbra.

A cerimónia de abertura realizou-se na Sala Conventual do Convento São Francisco e contou com os discursos de Alberto Costa do IEFP, José Manuel Silva da CMC e Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho.

Alberto Costa do IEFP referiu que este evento encerra três momentos importantes. A assinatura do protocolo de cooperação com a CMC, a comemoração dos 50 anos do serviço de formação profissional de Coimbra e a Feira do Emprego e Mostra Formativa. Recordou como era o sistema educativo e formativo no passado, quando muitas pessoas ingressavam no mercado de trabalho sem terem a qualificação adequada, o que resultava numa divisão entre aqueles que continuavam a estudar e os demais. Uma altura em que era também muito difícil mudar de área de trabalho.

Alberto Costa saudou o protocolo de cooperação assinado hoje pela CMC e pelo IEFP e afirmou que este serve a comunidade e traz benefícios aos cidadãos. Agradeceu o trabalho discreto dos formadores e sublinhou a importância das várias profissões que são foco da formação profissional atual, isto sem que se deixe de permitir transições entre as várias áreas de trabalho, de forma a não limitar as pessoas a fazerem uma única coisa. Para Alberto Costa a formação profissional é crucial para construir um “país mais e melhor preparado”.

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, exaltou a relevância do protocolo que espelha o compromisso conjunto assumido com o IEFP para o desenvolvimento sustentável do concelho. O presidente da câmara destacou a importância da formação de trabalhadores qualificados e a necessidade de encurtar distâncias entre empregadores e candidatos a emprego. Enfatizou a necessidade de Coimbra se modernizar, aproveitar as oportunidades e trabalhar em sinergia com outras instituições da região, algo que no seu ponto de vista não aconteceu no passado, o que levou a que a cidade perdesse competitividade.

Para José Manuel Silva, atualmente Coimbra é a cidade que possui o maior potencial de desenvolvimento em todo o país, apesar deste não ter sido devidamente explorado nos últimos anos. Refere que a cidade só pode oferecer aquilo que produzir primeiro, destacando a importância de impulsionar a produção para poder desenvolver a cidade e depois dar mais apoios. Para o presidente a sorte só se constrói com trabalho.

O Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, realçou a necessidade de criar condições para que o talento permaneça em Portugal, o que na sua opinião permite evitar problemas de competitividade do país. Destacou a importância de melhorar as condições de vida dos trabalhadores e ainda o quão importante é a valorização das pessoas e do seu talento, no mercado de trabalho atual.

Miguel Fontes referiu a importância de incorporar a tecnologia em todas as profissões de forma transversal. Para o secretário de estado, a formação de hoje tem o poder de transformar a vida das pessoas e por isso é importante atualizar o portfólio formativo de acordo com as necessidades atuais, de forma a responder de forma positiva a questões como a transição energética e a transformação digital.

Durante a Feira de Emprego, foram realizados dois workshops denominados “Liderança sustentável com sentido de servir” e “Como construir uma Identidade Profissional para o futuro” e ainda um webinar intitulado “Como preparar-me para o mercado de trabalho”.

O encerramento da feira ficou a cargo do vereador da CMC, responsável pelas áreas de Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca.

PARTILHAR: