[object Object]

Fotobook Santos da Casa Experience apresenta “outra visão da Música”

Livro de fotografias de Paulo Costa Góis ilustra edição de 2023 do Festival Santos da Casa, obra onde não falta um pouco da história que os locutores da RUC, Fausto da Silva e Nuno Ávila construíram. O programa com o mesmo nome assinala, no ano em curso, 31 anos a divulgar música em que os dois locutores acreditam.

O Café Concerto do Convento São Francisco acolheu a apresentação de “Santos da Casa Experience”, uma edição de autor em que Paulo Costa Góis procura mostrar o lado humano das bandas, projetos e artistas que passaram na edição de 2023 do Festival Santos da Casa.

“A fotografia e as artes de palco têm uma relação amorosa”, aponta o fotógrafo profissional para razão de passar a livro a edição do festival.

A assinalar 25 anos, o Festival Santos da Casa começou nos 13 anos da RUC com 13 bandas a tocarem no antigo auditório Salgado Zenha da Associação Académica de Coimbra, no ano de 1999. Nomes como “Tédio Boys ou “Tu Metes Nojo”, fizeram parte da primeira edição.

Apesar de ser fotógrafo profissional, para o autor recolher imagens em contexto de concerto coloca desafios que exigem uma estratégia. Paulo Costa Góis explica porque usa diferentes tonalidades de cor.

Os textos de “Santos da Casa Experience” pertencem à dupla Fausto da Silva, Nuno Ávila. Para além de várias fotografias, para cada artista ou banda há uma pequena narrativa explicativa do trabalho que têm desenvolvido. Muitas fotografias a preto e branco, sorrisos, cansaço, mãos e laivos fortes de cor podem observar-se na obra.

Das 5000 imagens recolhidas, pouco mais de uma centena estão no livro apresentado, ontem dia 21 de junho. Paulo Costa Góis explica estratégia da escolha de imagens.

O fotobook é uma edição de autor com 100 exemplares únicos em impressão digital. A obra vai estar disponível para aquisição na Feira do Livro de Coimbra que se realiza de 23 de junho a 2 de julho.

Paulo Costa Góis tem editado um outro livro de fotografia que celebra o aniversário do espaço de cultura Liquidâmbar. No momento está também a trabalhar num projeto que tem a ver com artes performativas e que espera esteja pronto daqui a seis meses.

Ontem, coube a Lavra (na foto) representar as escolhas musicais da 25ª edição do Festival Santos da Casa.

Fotografia: Fausto da Silva

PARTILHAR: