[object Object]

Estudantes enfrentam mais uma época de exames

Neste período difícil de gerir para qualquer aluno, os estudantes contam como estão a lidar com os estudos e pedem melhorias na calendarização da época de exames, na oferta de apoio à saúde mental e nos locais de estudo.

A época de exames começou oficialmente a 5 de junho e prolonga-se até ao dia 28 de julho. Inclui as épocas normal, de recurso e especial. Numa altura do ano letivo complicada para muitos alunos, a RUC foi sentir o pulso aos estudos e ver como os alunos estão a preparar-se para os exames.

Guilherme dos Prazeres, de 21 anos, estudante do 3º ano da Licenciatura em Direito, frequentador da sala de estudo da Associação Académica de Coimbra (AAC), em declarações RUC admite que é muito complicado separar a vida pessoal e os estudos. Confessa que só foi a um dia da Queima das Fitas porque viu que não tinha outra hipótese. Diz que “a brincar a brincar a queima, queima mesmo” e que o sucesso também depende da organização de cada um. No entanto, deixa críticas à calendarização da época de exames.

No que diz respeito à saúde mental dos alunos em estudos superiores, Dinis Júnior, estudante do curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sente que há falta de apoio da comunidade em geral e que se essa oferta existe, a desconhece por completo, sentimento partilhado pelos outros estudantes que a RUC ouviu. Admite que é difícil “gerir a ansiedade de querer tirar boa nota e estar acima da média”, no entanto acredita que é importante manter a calma e esperar que tudo corra bem.

Quanto aos espaços de estudo disponíveis na cidade, Afonso Andrade, estudante do 2º ano da Licenciatura em Direito, considera que durante os dias úteis há muitos espaços de estudo disponíveis para todos, algo que não acontece fora desse período, situação que se repete ao fim-de-semana. Afonso Andrade diz mesmo que “parece que os estudantes só podem estudar das nove da manhã às sete da tarde nos dias úteis”. Sublinha que os alunos precisam de “estudar mais horas do que isso” e que “há um grande desfasamento entre a realidade e o que é necessário para o sucesso dos estudantes”.

A provedora do estudante da Universidade de Coimbra (UC), Cristina Vieira, que acompanhou muitos alunos ao longo de 30 anos de carreira ligada ao ensino, refere que quando os estudos são conciliados com a vida académica em sentido lado, garantem melhores resultados. Para a provedora é importante a participação nas festas e no ativismo social, no entanto isso implica uma boa gestão do tempo que, na visão da provedora, muitas vezes não se verifica. Cristina Vieira aconselha ainda todos os alunos a frequentar as aulas, algo que vê como crucial para o sucesso nos estudos.

A época especial, a última a que os alunos da UC vão ter acesso, termina a 28 de julho. As férias prolongam-se até setembro.

Fotografia: Wikipédia.

PARTILHAR: