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25.05.2023POR Isabel Simões

Além da Alta Velocidade Coimbra pode ganhar Alameda para peões e bicicletas na Rua do Padrão e duas novas pontes

Citando o presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, “pela primeira vez juntou-se a política com a ciência, a técnica e a criatividade” de forma a conseguir perceber algo que será “importantíssimo para o futuro das novas gerações e para o futuro da cidade”: o Plano de Pormenor da nova Estação de Coimbra

O Auditório Laginha Serafim encheu, embora o alongar das dissertações tenha levado alguns a deixarem o espaço do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, espaço onde decorreu aquela que foi a segunda apresentação do Plano de Pormenor da nova Estação de Coimbra.

Apoiada pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Coimbra, a iniciativa sugerida pelo deputado João Malva do movimento Cidadãos por Coimbra, trouxe ao polo II da Universidade de Coimbra (UC) Joan Busquets, o arquiteto catalão a quem está contratualizado o plano de pormenor.

Carlos Fernandes vice-presidente da empresa Infraestruturas de Portugal explicou o que vai ser a Alta Velocidade. Também marcaram presença deputados e vereadores municipais, para além dos convidados José António Bandeirinha, Luís Paulo de Sousa e Álvaro Seco.

Resolução do problema do IC2 é “fundamental” para ligar Baixa a Coimbra-B – Joan Busquets

Em Coimbra tem grande importância a via IC2, um elemento que entra na cidade e cria um “espaço muito sensível” determinando um hiato entre a Baixa e Coimbra – B. Nesse sentido, Joan Busquets considera a possibilidade de usar o canal da atual ponte do comboio para construir uma nova ponte rodoviária e assim desviar o trânsito que provém da IC2.

Com o desvio da passagem do IC2 da zona da Rua do Padrão, será requalificado todo o espaço e nascerá uma alameda para circulação pedonal e bicicletas. A nova Estação de Coimbra vai ser uma estação urbana e haverá continuidade de cidade entre a Portagem e o Loreto.

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) prevê a duplicação da Linha do Norte, o que vai implicar uma segunda ponte sobre a Mata do Choupal, desta feita ferroviária. Irá nascer a cerca de 40 ou 50 metros, ou menos, da atual.

“Está em cima da mesa o alargamento da Mata do Choupal” – Ana Bastos

Ana Bastos, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) responsável pelo urbanismo e mobilidade, revelou à comunicação social que já lhe chegou o relatório de levantamento das espécies arbóreas que pediu aos serviços municipais. A vereadora informou que o documento contabiliza a existência de várias espécies invasoras.

Para além disso, como forma de compensação, está previsto o alargamento da Mata do Choupal, segundo a vereadora as negociações já começaram com o ICNF.

Lembramos que quatro associações de defesa do ambiente têm em curso uma petição com o fim de rejeitar a inclusão de um viaduto rodoviário sobre a Mata Nacional do Choupal, no âmbito do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra.

Os ativistas apontam a existência de fortes impactos negativos sobre a Mata Nacional. A petição também “não desconsidera os impactos da construção do novo viaduto ferroviário”. A vereadora gostaria de ter propostas de medidas de mitigação.

“Deve ser dada força à circulação da Ponte Açude para a Fucoli nos dois sentidos” – Álvaro Seco

O professor do DEC , Álvaro Seco, “revê-se inteiramente” na possibilidade de ser garantido um contínuo entre a Baixa da cidade e a zona da futura Estação. Contudo,  o especialista refere que “os automóveis não vão desaparecer, mesmo aumentando a mobilidade pedonal e de bicicletas” na Rua do Padrão. Embora defenda a “variante do IC2”, o docente colocou dúvidas sobre a resolução do tráfego na Casa do Sal e fez uma proposta.

Já o arquiteto Luís Paulo Sousa considera que “não faz sentido” manter o túnel que existe em Coimbra-B. Em vez de uma nova ponte rodoviária, o arquiteto preferia a criação de uma circular regional de Coimbra, aproveitando as vias existentes, e a conclusão das ligações à circular urbana.

Conimbricenses querem saber os pormenores sobre o que vai acontecer no novo Bairro da Estação

Da assistência vieram perguntas sobre o que vai existir no novo Bairro da Estação, dúvidas sobre a execução e traçado da Linha de Alta Velocidade e preocupações sobre os impactos das novas pontes na Mata do Choupal.

Para o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, está em causa um plano “promaior” que “vai tornar Coimbra mais verde”.

Dos líderes dos partidos presentes na Assembleia Municipal vieram posições a favor por parte dos partidos que formam a coligação Juntos Somos Coimbra. Da CDU veio a proposta da criação de uma comissão de acompanhamento a nascer na Assembleia Municipal para controlar a execução do que vier a ser definido pelo Plano de Pormenor.

O arquiteto José António Bandeirinha considera que se Coimbra conseguir levar à frente o plano de pormenor da nova Estação de Coimbra “será um marco histórico” e  estaremos em presença “de uma cidade do século XXI”.

Lembramos que até 29 de Maio, decorre o período de participação preventiva do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra. Ana Bastos revelou à comunicação social que até ontem tinham chegado sete propostas. A vereadora deixou também um repto aos partidos políticos e grupos de cidadãos para que promovam novos debates assumindo o compromisso de encontrar agenda para a Câmara Municipal estar presente.

Fotografia: CMC

 

 

 

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