[object Object]

“Silence, Silence, Silence, Please”, espetáculo sobre guerra russa na Ucrânia estreia no TAGV

No âmbito do projeto “Odisseia Nacional”, iniciativa que tem levado o Teatro a todo o país, o Teatro Nacional D. Maria II “instala-se” este fim de semana em Coimbra para apresentar dois espetáculos. Um no TAGV e outro no Convento São Francisco.

Com o edifício do teatro encerrado para obras de requalificação, o “Odisseia Nacional” vai visitar ao longo deste ano 90 municípios e chegou agora a vez de Coimbra com dois espetáculos agendados.

No dia 12, pelas 21h30, o palco do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) acolhe em estreia nacional a peça “Silence, silence, silence, please”, do encenador ucraniano Pavlo Yurov. No dia seguinte, dia 13, no Convento São Francisco, será apresentada a peça “O Misantropo”, por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares, a partir de um texto de de Molière.

Para melhor conhecer a atividade do Teatro Nacional D. Maria II, a RUC conversou com Pedro Penim, diretor artístico da instituição desde 2021. O também ator e encenador começou por explicar como surgiu a ideia de incluir uma peça de origem ucraniana no projeto “Odisseia Nacional”.

Pedro Penim conta como conheceu o encenador e como apreciou a proposta que lhe foi feita pela maneira direta e muito pessoal como é falada “esta guerra absurda”. O diretor destaca também que desde que começou a guerra é a primeira vez que artistas ucranianos vêm a Portugal.

A peça vai ser apresentada na língua nativa, ucraniano, mas vai ter tradução para português.

Pedro Penim destaca que o autor e encenador não pôde viajar para Portugal porque também ele foi mobilizado para a guerra. O diretor do D. Maria II observa que o texto da peça já tinha sido escrito antes da guerra se iniciar mas que foi todo reescrito em função da realidade atual.

Questionado sobre a forma como avalia o percurso do “Odisseia Nacional” o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, classifica-a de “descoberta incrível”. Menciona a colaboração com muitos artistas locais, trabalhos comunitários, atividades para o público escolar, formações e uma exposição sobre os últimos 100 anos de teatro que também está a viajar por todo o país e se encontra agora na região centro.

A propósito do futuro e enquanto o Teatro não estiver disponível, Pedro Penim manifesta a vontade de manter a proximidade com as populações, utilizando para isso os espaços públicos.

Para a peça “Silence, silence, silence, please” os bilhetes são gratuitos para a comunidade ucraniana. Após o espetáculo, está prevista uma conversa com o público, moderada por Pedro Penim – uma oportunidade para um encontro entre a comunidade ucraniana em Portugal e o elenco da peça.

No site do Teatro Nacional D. Maria II, em tndm.pt, pode consultar a agenda do “Odisseia Nacional” que vai continuar a percorrer o país.

PARTILHAR: