[object Object]

AAC, UC e COQF criam fundo de Ação Social António Luís Gomes

Fundo vai permitir atribuir, já no próximo ano letivo, o valor da propina fixada ao ciclo de estudos dos estudantes, cujo pedido formal de Bolsa à DGES tenha sido indeferido. Direção-Geral da AAC compromete-se a estabelecer critérios mais abrangentes face a valores de rendimento familiar per capita e aproveitamento escolar.

Para a constituição do fundo de Ação Social a Associação Académica de Coimbra (AAC) conta com o apoio da reitoria da Universidade de Coimbra (UC) e da Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF). A angariação de fundos passa pela existência de mais um dia dedicado aos antigos estudantes da UC, nas festas académicas, o dia 27 de maio. As três instituições apresentaram a criação do fundo, em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira na Associação Académica de Coimbra.

O presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), João Caseiro, revela que a ideia nasceu da necessidade de corresponder às dificuldades dos estudantes.

Os cerca de seis mil estudantes que se candidatam a bolsa na UC nem sempre vêem o acesso facilitado. Consciente de que o fundo vai ser um complemento às necessidades dos estudantes, João Caseiro adianta que em termos técnicos os Serviços de Ação Social da UC estão a colaborar e que o fundo vai estar disponível a partir do próximo ano letivo.

Dia 27 de maio de manhã, antigos estudantes podem visitar de forma gratuita os museus da UC. A partir das 14 horas, a Praça da Canção acolhe num almoço, pelo valor simbólico de cinco euros, os antigos estudantes. Ao fim da tarde, grupos da Secção de Fado da AAC e Antigos Orfeonistas da UC matam as saudades aos que se formaram na cidade.

Carlos Missel, coordenador-geral da COQF, convida os atuais estudantes a também marcarem presença e anuncia os artistas convidados, entre eles Bruno Nogueira, Manuela Azevedo e Xutos & Pontapés.

O bilhete para entrada no recinto será de 10 euros e começou a ser vendido já hoje. Carlos Missel explica não conseguir adiantar o lucro a atingir, no entanto mantém a perspetiva de que dê uma boa receita, tendo em conta a qualidade do cartaz e o destino das verbas. Com os custos a rondarem os 50 mil euros, o concerto dos Xutos & Pontapés só foi possível graças ao apoio da UC, esclareceu o responsável da COQF.

João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, enfatiza a qualidade das duas iniciativas, a celebração do Dia do Antigo Estudante pela Queima das Fitas e a constituição do Fundo de Ação Social António Luís Gomes. “Carências não faltarão para acudir”, disse. O vice-reitor da UC deixa um apelo aos antigos estudantes para virem no dia 27 de maio a Coimbra.

Lembramos que António Luís Gomes, nome dado ao fundo de Ação Social agora criado, foi o primeiro presidente da Associação Académica de Coimbra de 1887 a 1890. Depois o estudante da Faculdade de Direito chegou a reitor da Universidade de Coimbra em 1921.

PARTILHAR: