[object Object]

UC atribui Doutoramento Honoris Causa a James Clark

Cerimónia decorre no dia 3 de maio, na Sala dos Capelos. Fernando Ramos destaca a temáticas da sustentabilidade no trabalho do premiado.

James Clark vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC) na próxima quarta-feira, dia 3 de maio. A cerimónia decorre a partir das 10h30, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos). O premiado é professor na Universidade de York, em Londres, e na Universidade de Fudan, na China. O americano de 79 anos já recebeu vários galardões como o prémio American Chemical Society – CEI por incorporação da sustentabilidade na Educação Química, o prémio da Royal Society of Chemistry – Prémio Química Verde, e mais recentemente o Prémio Europeu para a Química Sustentável.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Fernando Ramos, diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), destaca as valências que o investigador possui, como a preocupação pela sustentabilidade.

O diretor da faculdade da UC reforça o papel de James Clark na criação do conceito da “química verde”. Fernando Ramos destaca a fundação de uma revista conceituada pela mão do professor americano.

O docente realça ainda as investigações que James Clark teve com o desperdício de alimentos e tecnologias como o micro-ondas.

Os estudos e investigações de James Clark estão a ser usados pelos estudantes da FFUC, segundo Fernando Ramos. O diretor da FFUC acredita que os comportamentos sustentáveis devem ser aplicados, primeiramente, nas áreas da ciência e da educação.

James Clarke conta já com o Doutoramento Honoris Causa por várias universidades europeias, incluindo a Universidade de Ghent (Bélgica), a Universidade de Leuphana (Alemanha) e a Universidade de Umea (Suécia). Fernando Ramos refere que a distinção atribuída pela UC é única pois pertence a um grupo de instituições de ensino superior mais antigas da Europa.

Na cerimónia de atribuição de grau Doutoramento Honoris Causa, Jorge Salvador será o Padrinho (Apresentante), estando os elogios a cargo de Lígia Salgueiro (elogio do Doutorando) e de Maria Manuel Silva (elogio do Padrinho).

FOTO: Forbes

PARTILHAR: