Imagem principal

Coimbra acolhe Comissão Organizadora do 5º Congresso dos Jornalistas

O pré-congresso pretende proporcionar um espaço de partilha de inquietações das redações para recolha de tópicos a abordar no evento. Já aconteceu uma sessão semelhante no Fundão e em Leiria.

O 5º Congresso dos Jornalistas Portugueses realiza-se 50 anos depois de os órgãos de comunicação social do país se emanciparem do lápis azul da censura. No último sábado, dia 22 de abril, Coimbra acolheu a Comissão Organizadora para uma sessão preparatória, no Café Santa Cruz.

O presidente da Comissão Organizadora, o jornalista Pedro Coelho, avança à RUC quais foram os pontos-chave que recolheu nas reuniões que decorreram até ao momento.

A iniciativa vai contar com a colaboração do CENJOR num pretexto de formação de estudantes de jornalismo e de profissionais de fora dos grandes centros. Proteger o jornalismo de qualidade é, segundo o presidente, uma meta a alcançar com esta formação. A “revolução digital”, “o que é o jornalismo de investigação”, o que o distingue do jornalismo quotidiano, o problema do financiamento da investigação e regras associadas à verificação da matéria são alguns dos tópicos a abordar na componente teórica oferecida, adianta o jornalista.

“Jornalismo, sempre” é o lema do 5º Congresso de Jornalistas Portugueses. O mote, segundo Pedro Coelho, além de homenagear o meio século da revolução de 25 de Abril de 1974 e a conquista da liberdade de imprensa, projeta a atividade jornalística para o futuro, para que “não morra, não desapareça”. O presidente revela que tenciona estabelecer com os políticos um compromisso “duradouro e efetivo” para que o jornalismo prevaleça.

O jornalista considera que a profissão está num estado de contaminação, não só pelo mercado como também por maus agentes. Pedro Coelho sublinha que “o jornalismo é fundamental para o futuro coletivo” e “um dos pilares da defesa da democracia”, justificando assim o sentido de unidade que sente que deve existir entre os profissionais.

O 5º Congresso de Jornalistas Portugueses terá lugar entre os dias 18 e 21 de janeiro do próximo ano no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Fotografias: 5º Congresso de Jornalistas Portugueses

PARTILHAR: