[object Object]

ON-BOARD quer combater abandono e insucesso na UC

Mais de metade dos alunos não terminam o primeiro ciclo dentro do prazo. Primeiro ano de curso é um período crítico de abandono dos estudos, segundo a vice-reitora Cristina Albuquerque. Reitor anuncia que apesar de o programa ter apenas 10 meses de financiamento é para continuar.

A Universidade de Coimbra apresentou no dia 19 de abril um projeto que visa combater o insucesso escolar e o abandono do ensino superior. Financiado pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH) em cerca de meio milhão de euros, ON-BOARD estende-se até final de novembro deste ano e foca-se na tutoria para estudantes e docentes, bem como na transformação de condições organizacionais e do desempenho académico universitário.

Na apresentação do ON-BOARD foram detalhados os programas, atividades e ferramentas que compõem o projeto. O projeto propõe uma abordagem multidisciplinar, baseada em 8 vertentes: Solução de Data Analytics, Aprendizagem Adaptativa, Happy Capus UC/SKY Campus, Programa de Tutoria Interpares, Captação em Tutoria para Docentes e Workshops de Inovação Pedagógica.

Cristina Albuquerque, vice-reitora da UC, aponta o combate ao insucesso escolar e a prevenção do abandono como duas temáticas centrais para o sucesso do presente e do futuro do ensino superior. A dirigente chama a atenção para as baixas taxas de conclusão dos cursos dentro do tempo estipulado nos planos de estudo: apenas 39% dos estudantes terminam os estudos do primeiro ciclo dentro do prazo.

Logo no primeiro ano das licenciaturas registam-se grandes taxas de abandono, sobretudo no primeiro semestre. A vice-reitora da UC frisa que fatores pessoais, contextuais, expectativas e dinâmicas de integração mal conduzidas podem condicionar a desistência e grandes taxas de insucesso logo no primeiro ano. Cristina Albuquerque considera, pois, que para dar resposta ao problema é preciso prestar atenção à vertente organizacional e pessoal.

Amílcar Falcão quer que o projeto se prolongue no tempo, isto apesar de o ON-BOARD ter apenas alguns meses de financiamento.

Leandro Santo, estudante do mestrado de Ensino de Inglês e Alemão, é um dos tutores do ON-BOARD que esteve presente na apresentação do projeto. O tutor conta que, para desempenhar o seu papel, recebeu formação em comunicação e gestão de tempo e de stress – algo que aponta como muito enriquecedor e que o preparou para lidar com os tutorandos. Leandro Santo considera que tanto o tutor como o tutorando têm a ganhar com este projeto.

Na apresentação do projeto estiveram presentes o reitor da UC, Amílcar Falcão, a vice-reitora da UC, Cristina Albuquerque, e alguns dos membros da equipa responsável pelas atividades. O ON-BOARD, programa integrado de tutoria para prevenção do abandono e insucesso académico, tem financiamento até novembro de 2023. Um programa aberto a todos os alunos que precisem de apoio durante o seu percurso académico.

PARTILHAR: