[object Object]
21.04.2023POR Miriam Lopes

Cientistas correm pelas ataxias hereditárias

Um grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) juntou-se para correr pelas ataxias hereditárias na Maratona da Europa em Aveiro a 23 de abril de 2023. O objetivo é angariar fundos para apoiar a Associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias (APAHE).

São investigadores no Grupo de Terapias Génicas e Estaminais para o Cérebro do CNC-UC. Focam-se no estudo da Doença de Machado-Joseph, uma doença neurodegenerativa rara e sem cura. Esta doença também é conhecida como Ataxia Espinocerebelosa Tipo 3 e é por estudar esta doença que organizaram esta iniciativa para apoiar a Associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias, uma associação sem fins lucrativos de âmbito nacional cujo objetivo é defender e proteger os interesses das pessoas com ataxias hereditárias em Portugal.

Diana Adão uma das investigadoras responsáveis, antes de revelar os detalhes e objetivos da iniciativa, explicou aos microfones da RUC o que são ataxias hereditárias.

O CNC-UC participa ativamente e de forma regular em atividades que visam promover a literacia em ciência junto da comunidade. Diana Adão relembra que já no ano passado os investigadores se juntaram para participar na maratona de Aveiro para apoiar a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. Acrescenta que decidiram participar novamente este ano, apoiando uma causa diferente mas com o mesmo objetivo de sempre: comunicar ciência.

A Maratona de Aveiro foi o evento escolhido para dar palco aos talentos desportivos dos investigadores do CNC-UC. David Ramos, estudante de doutoramento e também investigador do Grupo de Terapias Génicas e Estaminais para o Cérebro explica o porquê de terem escolhido a cidade de Aveiro para esta iniciativa.

Os cientistas vão correr mas todos podem contribuir. São já 50 os investigadores inscritos para a prova do próximo domingo. Vão estar todos vestidos com camisolas azuis, facilmente identificáveis e com um QR Code com acesso direto ao site da iniciativa para quem quiser saber mais sobre as ataxias hereditárias.

Diana Adão destaca que a data limite para inscrição da prova é hoje, dia 22 de abril, mas os donativos podem ser entregues por quem quiser contribuir até dia 12 de maio. David Ramos explica como.

O objetivo inicial era chegar aos 500€ mas Diana Adão refere que gostariam que este valor fosse ultrapassado tanto quanto possível. Todo o dinheiro recebido através deste crowdfunding reverterá para a associação Associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias, sendo que nenhuma verba será utilizada para outro fim.

Esta campanha de angariação de fundos começou a 30 de março e está aberta até 12 de maio. Todas as informações estão disponíveis em https://ppl.pt/causas/ataxias.

PARTILHAR: