[object Object]

Associação Académica de Coimbra cria gabinete de denúncias

O presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra considera que as vítimas não se sentem à vontade para usar o portal de denúncias da Universidade de Coimbra, do qual o novo gabinete é autónomo. O dirigente quer levar ao governo um plano de combate ao assédio moral e sexual no ensino superior.

A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) vai criar um gabinete para que a comunidade estudantil possa fazer denúncias de assédio moral e sexual, comportamentos discriminatórios ou questões pedagógicas, administrativas. Há três canais de comunicação: um gabinete presencial no edifício da AAC; um formulário, que pode ser preenchido de forma anónima; e a via telefónica (+351 910 225 198).

A Universidade de Coimbra tem um portal de denúncias, porém João Caseiro considera que pode “haver algum receio” por parte das vítimas em denunciar por lá alguém da instituição. O presidente da DG/AAC reconhece, no espaço de comentário à atualidade do Observatório da passada quinta-feira, que as denúncias de casos de assédio sexual e moral não acontecem, muitas vezes, por causa de hierarquias e jogos de poder.

João Caseiro entende que deve ser crido um plano por parte do Governo para combater o assédio moral e sexual nas instituições de ensino superior. O dirigente afirma ainda que seria interessante sugerir, a partir de uma moção redigida por parte da AAC, um plano ao Governo.

O gabinete de denúncias da AAC vai ser gerido pela Direção-Geral, mas as denúncias vão ser encaminhadas para Secção de Defesa de Direitos Humanos (SDDH) e para a SOS Estudante. João Caseiro espera firmar parcerias com outras entidades externas, como sociedades de advogados e associações de apoio à vítima, para assegurar a ajuda de profissionais especializados no combate às diversas problemáticas.

Segundo João Caseiro, a DG/AAC também pretende desenvolver uma base de dados a partir das denúncias apresentadas, para notar e reportar eventuais padrões em determinadas faculdades ou unidades curriculares da Universidade de Coimbra.

PARTILHAR: