[object Object]
16.04.2023POR Informação RUC

Associação de Moradores do Monte Formoso quer homenagem à revolta popular de ’75

Para lembrar o desvio de um autocarro que levou à conquista da ligação entre a Quinta da Nora e o Monte Formoso, foi pensado um abrigo dos SMTUC caracterizado. O executivo camarário mostrou-se recetivo.

A colocação de um abrigo ecológico e estilizado com um cravo pretende ser uma homenagem à “ação revolucionária” levada a cabo a 12 de abril de 1975 pela primeira Comissão de Moradores do Monte Formoso: o desvio de um autocarro dos Serviços Municipalizados de Coimbra, que garantia a ligação entre a Quinta da Nora e o Palácio da Justiça. 

O objetivo da atitude tomada pelos populares foi reivindicar transportes públicos para o bairro do Monte Formoso. O prolongamento do percurso da Quinta da Nora até ao Monte Formoso veio a dar-se a 21 de abril de 1975, nove dias após a data do desvio.

A proposta da colocação de um abrigo dos Serviços  foi apresentada a José Manuel Silva, presidente do executivo camarário, que se mostrou recetivo, segundo Manuel Cruz, vice-presidente da Associação de Moradores do Monte Formoso (AMMF). A instalação deve agora ser articulada no âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

Para se inteirar sobre o que aconteceu naquela revolta popular, a RUC pediu a Manuel Cruz que detalhasse o ocorrido. O dirigente começou por destacar a falta de infraestruturas e de transportes públicos com que os moradores daquele bairro se debatiam.

Segundo Manuel Cruz, os organizadores da ação garantiram o apoio prévio das chefias militares do Quartel General da Região de Coimbra, na rua Antero de Quental, condição indispensável para o sucesso do movimento dos moradores. O vice-presidente da AMMF descreveu à RUC a forma como aconteceu o desvio do autocarro.

Com o autocarro imobilizado no Monte Formoso, foi necessário garantir que os Serviços Municipalizados não o fossem retirar, o que foi conseguido com a participação ativa de populares numa vigília que se tornou um momento de convívio dos moradores do Bairro, assinala Manuel Cruz.

Depois dos primeiros contactos com a administração dos Serviços Municipalizados, dos quais não resultaram quaisquer compromissos, foi o então Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Rui Carrington, que foi ao encontro dos moradores e acordou dar resolução ao que pretendiam os populares, conta o vice-presidente da AMMF. 

O topónimo “Monte Formoso”, que já corria entre os populares, consolidou-se de vez com a conquista de 21 de abril de 1975, uma vez que os SMC colocaram no autocarro 24 a bandeira com essa designação.

Fotografia: Associação de Moradores do Monte Formoso

PARTILHAR: